2008-08-28

POLÍTICA, DESPORTO E ALGUNS MITOS !

O QUE HÁ DE COMUM ENTRE A POLÍTICA AMERICANA E O DESPORTO ?

--- O espectáculo!

Considerando a resposta como válida, foi pena que os canais portugueses "informativos" não tivessem optado pela transmissão das intervenções de Hillary e de Bill Clinton na Convenção dos Democratas americanos.
Depois disso, não pode considerar-se esta Convenção como apenas mais uma no habitual folclore das eleições nos EUA.
Sabe-se que os americanos preferem os "slogans" aos "projectos". Mas o que ali foi dito, não se tratou apenas de retórica!
Hillary puxou dos galões das suas propostas e dos seus 18 milhões de eleitores. Provou que daria uma excelente Presidente. Mas, sobretudo, conseguiu "amarrar" Obama às suas ideias - deixando claro que, se ele as não aproveitar, poderá perder a oportunidade de uma eleição histórica e, mais grave, deixará caminho aberto para uma nova investida de Hillary dentro de quatro anos.

Apelou-se à unidade do partido em torno da candidatura de Obama, mas sabe-se como o eleitorado americano não é fiel nem fiável. Daí, não ser de estranhar as habituais "manobras" à volta dos candidatos - como aconteceu recentemente com as "cartas de antrax" para John McCain e os "snipers" para Obama.

Depois da sua mulher ex-candidata, Bill Clinton ( o que temiam os apoiantes de Obama?) voltou à carga com os 18 milhões e apontou para a responsabilidade de Obama :- ele é capaz... ele sabe que...! "Yes, We Can" - mas, primeiro, é preciso que Obama seja eleito! E Bill destacou dois desafios:- restaurar o sonho americano e restaurar a liderança dos EUA no mundo!

A bola (de básquetebol) está agora nas mãos de Obama. Infelizmente não é uma bola de cristal, na qual o candidato democrata se possa fiar para "adivinhar" e sobretudo resolver os graves problemas internacionais que se colocam. A propalada experiência do vice anunciado, Joe Biden, parece não ser suficiente para ultrapassar as "novidades" do xadrez mundial! As "aventuras" da administração Bush conduziram o mundo para um terreno altamente movediço...

Mas dizia eu que o "espectáculo" é um elemento comum à política americana e ao desporto. Assistimos a um verdadeiro espectáculo nos Jogos Olímpicos de Pequim, pese embora as habituais "tricas" entre a comitiva lusitana. A "culpa não morreu solteira", mas ficaram algumas coisas por dizer. Por exemplo, a triste atitude do líder do COP - Vicente de Moura - ao lançar farpas aos atletas, quando ainda alguns se encontravam em competição ! E depois - é preciso dizê-lo! - as tristes declarações de Vanessa Fernandes e, particularmente - de Rosa Mota. Críticas no mesmo sentido! Vanessa já reconheceu o erro mas, de Rosa, ainda nada... E ela não é intocável!
Sobre os resultados... vejam bem o comportamento dos atletas da natação, da canoagem e da vela. Não olhem apenas para as medalhas de prata de Vanessa e de ouro de Nelson Évora.
E esta responsabilidade cabe sobretudo à Comunicação Social! Os jornalistas não se podem excluir do filme, pois foram eles que o provocaram! Também ! Não há respostas se não houver perguntas! E todos sabemos que há muitas formas de fazer perguntas! Mas, infelizmente, nem todos as sabem fazer. O que interessa é provocar factos!
E um novo facto - uma palhaçada! - é o dito por não dito de Vicente de Moura. A "palavra" já não tem significado! Acresce a manipulação das respostas...as frases fora do contexto!

Como no futebol!
Alguns andaram a reboque do Platini da UEFA, chegaram mesmo a pegar nele ao colo para ver se conseguiam passar por baixo da fasquia mas... o azar bateu-lhes à porta! Virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Com alguma ajuda - podem agora pedir responsabilidades à "batota" de que falava o Platini.

E sobre o comportamento no final do jogo? Estranho a "fraca" repercussão. Se fosse com jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos do FCPorto - o que já não se teria escrito e dito até à exaustão !

Talvez nem todos se tenham esquecido da "injustiça" que foi a final da Taça das Taças do FCPorto com a Juventus! E de outras que se foram sucedendo relativamente ao clube da Invicta ou ao Sporting. OS ÁRBITROS ? Ouçam bem os comentários do treinador do Guimarães ! Em Portugal são bem melhores. Mas, afinal, todos os criticam...

Como sempre, no futebol caseiro, lá voltámos ao eterno fado da arbitragem! E às pressões para "abater" jogadores - como por exemplo o Bruno Alves. Um triste colunista de cachimbo só vê o mal nas pernas dos outros, esquecendo-se dos exemplos já dados esta época por Caneira e Rochemback. Deste, até agora em Madrid!

E, mesmo com pezinhos de lã, alguns "comentadores" lá vão colocando alguma "pressão" sobre o árbitro do Benfica-Porto de Sábado. "É portista, é da AFP..." Realmente, o que pretendem conseguir é condicionar Jorge Sousa - mais uma vez! - com o eterno processo do apito dourado!
Por favor. Deixem apitar e deixem jogar. Depois, logo se vê!

JOGUEM MAIS E FALEM MENOS !!!





Sem comentários: