2008-08-29

E DEPOIS DE TUDO ISTO...ESTÁ TUDO A CORRER COMO O PREVISTO !

TAL E QUAL !


Barak Obama parece estar preparado, ofereceu aos democratas americanos e ao mundo um excelente discurso, mobilizador, cheio de promessas (realizáveis) e, por certo, vai subir nas sondagens. MAS... o eterno risco de quem fala primeiro! Veremos até que ponto, no final da Convenção republicana, irá situar-se a diferença para o rival McCain.

Talvez a política externa não tenha, nestas eleições, o peso que lhe tem sido atribuído nos mandatos de G.W.Bush. Aos americanos, preocupa mais - seguramente - a actual situação interna "muito difícil em termos económicos e sociais" ! Mas não devem iludir-se: - o novo terrorismo, as novas ameaças vão continuar a "perseguir" a nação do Tio Sam. E o problema não ficará resolvido, mesmo com o "fim" de Bin Laden. Nesta perspectiva (à primeira vista), será de questionar a estratégia de Obama - apostar na estabilidade do Afeganistão e deixar o Iraque! É verdade que os EUA travariam um enorme desgaste em recursos humanos e materiais. Contudo, persiste a interrogação (muitas interrogações) sobre os "passos seguintes" no Iraque. Que tipo de consequências, para a estabilidade regional e mundial, particularmente quando se apresenta um "novo" (apesar de sempre latente) quadro de conflito ?

Precisamente sobre isto, Obama não falou ! Cauteloso, sem dúvida, pois não houve ainda tempo suficiente para digerir todos os "contornos" da nova situação. Por isso, atenção ao PERIGO ! O Leste (a ex-URSS) sempre soube tirar vantagem das "posições democratas" nos EUA. Pós II Guerra Mundial, com Johnson e com Carter. Foi Reagan a inverter a situação, culminando com a queda do Muro de Berlim e, depois, a implosão da ex-URSS e da ex-Jugoslávia.

O Primeiro Ministro-Presidente da Rússia soube esperar. Putin recuperou o "orgulho" da Rússia e quer colocar a Europa, de novo, na sua "dependência" - sobretudo energética ! E num momento crucial de combate político nos EUA - Putin também soube jogar uma cartada política decisiva. No ponto mais vulnerável, a Geórgia com dois problemas por resolver, efectuou uma demonstração de força. Putin diz agora que não foi a Rússia a começar o conflito. Quem sabe os motivos que levaram a Geórgia a querer exercer a sua "soberania" na Ossétia do Sul ? Que tipo de soberania, quando há militares russos a exercer uma "estranha missão de paz" naquele território ? A Geórgia teria enveredado por uma acção "suicida" - deixando sem cobertura os principais pontos de acesso das tropas russas ? Foi uma estratégia bem encenada ! Apanhou uma Administração republicana em fim de mandato e uma Europa eternamente dividida em questões de política externa. Numa "oportuna" entrevista para o Ocidente ver, Putin pretendeu justificar as violentas acções militares russas, focando a responsabilidade na luta eleitoral dos EUA. Mas os seus argumentos são fracos ! O que tem mais peso nesta "estória" é o problema energético a passar ao lado da Rússia e são as adesões da Ucrânia e da Geórgia à NATO. Sujeita a um "verdadeiro cerco" - a Rússia apostou numa "fuga para a frente" efectuando uma demonstração de força. Mesmo sabendo que os dividendos poderão ser apenas temporários ! Agora - confortavelmente - Putin vai esperar pela reacção da nova Administração americana. A Europa, sem força e dividida, não o preocupa ! Mas deve preocupar o novo Presidente dos EUA ! Mesmo que a prioridade seja a situação interna !


2008-08-28

POLÍTICA, DESPORTO E ALGUNS MITOS !

O QUE HÁ DE COMUM ENTRE A POLÍTICA AMERICANA E O DESPORTO ?

--- O espectáculo!

Considerando a resposta como válida, foi pena que os canais portugueses "informativos" não tivessem optado pela transmissão das intervenções de Hillary e de Bill Clinton na Convenção dos Democratas americanos.
Depois disso, não pode considerar-se esta Convenção como apenas mais uma no habitual folclore das eleições nos EUA.
Sabe-se que os americanos preferem os "slogans" aos "projectos". Mas o que ali foi dito, não se tratou apenas de retórica!
Hillary puxou dos galões das suas propostas e dos seus 18 milhões de eleitores. Provou que daria uma excelente Presidente. Mas, sobretudo, conseguiu "amarrar" Obama às suas ideias - deixando claro que, se ele as não aproveitar, poderá perder a oportunidade de uma eleição histórica e, mais grave, deixará caminho aberto para uma nova investida de Hillary dentro de quatro anos.

Apelou-se à unidade do partido em torno da candidatura de Obama, mas sabe-se como o eleitorado americano não é fiel nem fiável. Daí, não ser de estranhar as habituais "manobras" à volta dos candidatos - como aconteceu recentemente com as "cartas de antrax" para John McCain e os "snipers" para Obama.

Depois da sua mulher ex-candidata, Bill Clinton ( o que temiam os apoiantes de Obama?) voltou à carga com os 18 milhões e apontou para a responsabilidade de Obama :- ele é capaz... ele sabe que...! "Yes, We Can" - mas, primeiro, é preciso que Obama seja eleito! E Bill destacou dois desafios:- restaurar o sonho americano e restaurar a liderança dos EUA no mundo!

A bola (de básquetebol) está agora nas mãos de Obama. Infelizmente não é uma bola de cristal, na qual o candidato democrata se possa fiar para "adivinhar" e sobretudo resolver os graves problemas internacionais que se colocam. A propalada experiência do vice anunciado, Joe Biden, parece não ser suficiente para ultrapassar as "novidades" do xadrez mundial! As "aventuras" da administração Bush conduziram o mundo para um terreno altamente movediço...

Mas dizia eu que o "espectáculo" é um elemento comum à política americana e ao desporto. Assistimos a um verdadeiro espectáculo nos Jogos Olímpicos de Pequim, pese embora as habituais "tricas" entre a comitiva lusitana. A "culpa não morreu solteira", mas ficaram algumas coisas por dizer. Por exemplo, a triste atitude do líder do COP - Vicente de Moura - ao lançar farpas aos atletas, quando ainda alguns se encontravam em competição ! E depois - é preciso dizê-lo! - as tristes declarações de Vanessa Fernandes e, particularmente - de Rosa Mota. Críticas no mesmo sentido! Vanessa já reconheceu o erro mas, de Rosa, ainda nada... E ela não é intocável!
Sobre os resultados... vejam bem o comportamento dos atletas da natação, da canoagem e da vela. Não olhem apenas para as medalhas de prata de Vanessa e de ouro de Nelson Évora.
E esta responsabilidade cabe sobretudo à Comunicação Social! Os jornalistas não se podem excluir do filme, pois foram eles que o provocaram! Também ! Não há respostas se não houver perguntas! E todos sabemos que há muitas formas de fazer perguntas! Mas, infelizmente, nem todos as sabem fazer. O que interessa é provocar factos!
E um novo facto - uma palhaçada! - é o dito por não dito de Vicente de Moura. A "palavra" já não tem significado! Acresce a manipulação das respostas...as frases fora do contexto!

Como no futebol!
Alguns andaram a reboque do Platini da UEFA, chegaram mesmo a pegar nele ao colo para ver se conseguiam passar por baixo da fasquia mas... o azar bateu-lhes à porta! Virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Com alguma ajuda - podem agora pedir responsabilidades à "batota" de que falava o Platini.

E sobre o comportamento no final do jogo? Estranho a "fraca" repercussão. Se fosse com jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos do FCPorto - o que já não se teria escrito e dito até à exaustão !

Talvez nem todos se tenham esquecido da "injustiça" que foi a final da Taça das Taças do FCPorto com a Juventus! E de outras que se foram sucedendo relativamente ao clube da Invicta ou ao Sporting. OS ÁRBITROS ? Ouçam bem os comentários do treinador do Guimarães ! Em Portugal são bem melhores. Mas, afinal, todos os criticam...

Como sempre, no futebol caseiro, lá voltámos ao eterno fado da arbitragem! E às pressões para "abater" jogadores - como por exemplo o Bruno Alves. Um triste colunista de cachimbo só vê o mal nas pernas dos outros, esquecendo-se dos exemplos já dados esta época por Caneira e Rochemback. Deste, até agora em Madrid!

E, mesmo com pezinhos de lã, alguns "comentadores" lá vão colocando alguma "pressão" sobre o árbitro do Benfica-Porto de Sábado. "É portista, é da AFP..." Realmente, o que pretendem conseguir é condicionar Jorge Sousa - mais uma vez! - com o eterno processo do apito dourado!
Por favor. Deixem apitar e deixem jogar. Depois, logo se vê!

JOGUEM MAIS E FALEM MENOS !!!





2008-08-17

TUDO A CORRER COMO O PREVISTO - 2

COMO PERDER COM O SPORTING ?

É só perguntar a Jesualdo Ferreira !

O Homem pensa demais, inventa demais, tem a mania que é professor (Um bom adjunto para a Ministra). Resultado ? - Não consegue ganhar um jogo decisivo!

E continua com os mesmos tiques :- demora a perceber que a equipa que "inventou" não está a "carborar", mas insiste até ao inevitável. E mesmo depois de "perceber", ainda tem dúvidas, hesita e demora nos "reajustes". Resultado ? - já é tarde para emendar!

O melhor é dar um papel ao homem com uma frase (ordem) escrita:- quando tudo estiver a correr mal, mude alguma coisa !

Isto, para já não falar nas dispensas de atletas que fazem falta e na contratação (manutenção) de outros que não fazem diferença alguma! Por onde andam Paulo Machado, Helder Barbosa, Vieirinha, Bruno Gama, Bruno Morais e Luis Aguiar ? O que lá fazem Mariano, Bolatti, Farias e Benitez?
Quem tem medo de apostar em Hulk e em Candeias,não merece passar das meias ! É só para rimar mas é verdade.

Mas... está tudo a correr como o previsto !!!

2008-08-15

NOVO SISTEMA, CAMPEÕES E MOURINHO !

SE ALGUÉM (AINDA) TEM DÚVIDAS... DESENGANE-SE !

Está tudo a correr como o previsto!
O Benfica tem grandes jogadores - embora alguns confundam andebol com futebol, a bola com as pernas do adversário - o melhor treinador e muito dinheiro (de onde virá ?) e, o mais importante, os árbitros! Bruno Paixão já tinha a lição preparada para penalizar as camisolas com um toque de azul (por mínimo que fosse), mas - de repente - alguém percebeu que a Supertaça teria o mesmo árbitro da época passada e, por isso, foi desviado para a Luz. Para mal do Inter de Mourinho ! Que treinou bem, como ele havia prometido e que, felizmente, não viu qualquer jogador lesionado. Por outro lado, ainda não se sabe se o novo CD da FPF vai ser, ou não, maioritariamente vermelho. Mas está tudo a correr como o previsto! A Liga e a Federação, até com a ajuda da PGR e de Freitas do Amaral (!), vão dar a volta e implantar um "sistema" renovado. Para além disso, temos as doutas opiniões dos comentadores que, mais uma menos uma, vão todas no mesmo sentido:- já temos campeões!

E se já teve João Pinto como o grande artista da "piscina" - posição que Simão tão bem herdou - agora o Benfica tem mesmo o verdadeiro artista : Reyes de seu nome ! A SIC poderia prestar um bom serviço aos adeptos do futebol, se mostrasse de novo o lance perto da área... Lindo e pedagógico !
Apesar de tudo, o Benfica perdeu a "sua" taça ! Se o Inter não merecia perder, pelo maior e melhor número de ocasiões, também é verdade que o benfiquista Leo - pela entrega total ao jogo -igualmente não o merecia. Assim, a decisão foi entregue à lotaria das grandes penalidades!

E Mourinho ?
Quando treinou o F.C.Porto, a equipa azul e branca "era a melhor da Europa" ! Disse-o agora o actual técnico do Inter de Milão. Só não entendo é que, tendo essa opinião, Mourinho ainda não se tenha dignado (não me recordo de o ter feito) vir a público desfazer a "imagem" que se tem construído à volta do caso do apito dourado - uma vez que os jogos do F.C.Porto que mereceram a atenção dos "investigadores" foram exactamente dois do seu tempo! Só lhe ficava bem... Sobretudo por que defenderia a honra dos seus jogadores e da sua equipa na altura. Mas isto, sou só eu a pensar!...
Também não deixa de ser "interessante" ver o "braço-de-ferro" a propósito de Quaresma ! Para "pressionar" Pinto da Costa, talvez o melhor caminho não seja fazer jeitos aos "grandes inimigos" actuais do F.C:do Porto. Elogios ao Guimarães, elogios ao Benfica... Quaresma não será trocado por isso!

E já que estou nessa onda, vamos ver o que acontece na Supertaça, Sábado, no estádio "falido" do Algarve. Quando há dias vi o Sr. Rochemback "entrar com tudo" sobre um adversário e nem ver o amarelo e, logo a seguir, por quase nada, um outro jogador adversário ser expulso, fiquei preocupado. Depois, vi o mesmo na Luz. E já tinha visto também, por muito menos, ser expulso um atleta do Belenenses. Estou mesmo preocupado. Surpreendido não, pois tenho a certeza de que está tudo a correr como o previsto !

2008-08-09

40 ANOS:- A CADEIRA, O PAÍS e os acasos!

HÁ 40 ANOS !
O JORNAL, A CADEIRA, O PAÍS E O MUNDO... e os acasos!


Deixou há muito de ser segredo, embora ainda haja histórias para contar. Sobre o "acidente" que vitimou Salazar e sobre a sua figura.
Já muito se escreveu sobre a efeméride de 3 de Agosto de 1968. O que ainda não tem uma explicação inequívoca é a causa do "acidente": Terá Salazar caído, por distracção, supondo estar ali a cadeira ?; terá caído, vítima de uma tontura, sobre a cadeira ?; terá caído já sentado na cadeira ? Colocando de parte esta última hipótese, pela fraca credibilidade de tão nefastas consequências, fica a certeza de ter batido violentamente com a cabeça no chão. E, talvez por acaso - escreve Luís Naves no DN - para a História fica a ideia de que estava distraído a ler um interessante artigo no Diário de Notícias sobre a crise na Checoslováquia.
*** 1968 foi, de facto, um ano pleno de acontecimentos - nomeadamente o Maio de França e o Agosto de Praga. A "Primavera" de Alexander Dubcëk, ao introduzir um "socialismo de rosto humano", foi sangrentamente interrompida pela invasão das tropas soviéticas. Apenas por acaso... a Geórgia está hoje, perante a Rússia, no papel da antiga Checoslováquia ! Apenas por acaso... também em Agosto ! E também por acaso... vem agora o "camarada Presidente-Primeiro Ministro" Vladimir Putin dizer que o Ocidente ainda pensa como no tempo da Guerra Fria !

*** Mas voltemos ao início do fim de António de Oliveira Salazar.
Nunca foi muito divulgado um pequeno livro da jornalista e escritora MARIA DE LOURDES BRANDÃO, luso-brasileira de Braga, de que eu tive conhecimento em finais dos anos de 1990, quando a autora visitou Macau - território onde eu exercia, na altura, a minha actividade jornalística na TDM-Rádio Macau. Assinalei, então ... por mero acaso, essa efeméride dos 30 anos do acidente da cadeira.


O livro traduz uma pequena conversa da autora com o antigo governante, em Fevereiro de 1970, e explica os contactos (comendador Nogueira da Silva, de Braga) e a forma como foi possível chegar à fala com o ditador - nessa altura "...já semiparalisado, mas lúcido".
A "entrevista" não foi, naturalmente, publicada em Portugal, mas pode ser lida no Brasil e em França. E só 14 anos depois o livro foi publicado em Portugal ! Do exemplar que possuo - o nº953 de uma 1ªedição de 2500- aqui deixo dois apontamentos, um sobre a chegada dos astronautas dos EUA à Lua... ( "acho que estamos a criar, com essas explorações lunares que não valem absolutamente nada para a paz, um germe para futuras guerras")...

... e outro sobre a problemática da emigração ( o Ultramar, a França e a Alemanha - em detrimento do Brasil)...

... para além, naturalmente, de uma dedicatória de Salazar numa foto sua, para a autora - e ainda uma foto ... por acaso quase "clandestina", que ilustra a conversa ( igualmente clandestina) de Maria de Lourdes Brandão com Salazar.

***Regressamos ao ano de 1968 para mais um "acaso" !
Talvez não tanto como isso, pois se trata de uma interessante colecção sobre "Os anos de Salazar" - editada pelo Centro Editor PDA (Planeta DeAgostini) e distribuída com o Jornal Correio da Manhã e com a Revista Sábado.

Mas foi mesmo por acaso que, ao folhear rotineiramente o nº 24 da colecção - dedicado ao ano de 1968 - deparei com o artigo de António Costa Santos sobre "Férias para que vos Quero". O acaso está precisamente em Moimenta da Beira - minha terra natal que eu visitara no ano anterior, vindo de longe, da terra quente e húmida de S.Tomé e Príncipe - quando li o seguinte destaque : "Visto a quarenta anos de distância, parece um quotidiano triste, mas os jovens divertiam-se. Rebeldia era pegar numa canadiana e ir à boleia acampar para a barragem do Vilar em Moimenta da Beira"!
Tudo isto a propósito das dificuldades que os portugueses tinham para gozar férias, quando o Algarve ainda era uma "miragem" para as maiorias. O campismo era mesmo a melhor saída !

*** também por acaso (?), a maioria dos portugueses sente igualmente hoje grandes dificuldades em demandar o Algarve!

2008-08-08

TUDO COMO DANTES ! JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA...

DA POLÍTICA AO DESPORTO... PASSANDO PELOS MEDIA !


Uma nota alta para a "Visão" de José Gil.
Se Mário Soares meteu o "socialismo" na gaveta, José Sócrates fez desaparecer definitivamente a gaveta!
E sem gaveta (ou armário, ou despensa) - onde vão os trabalhadores acondicionar os géneros que vão passar a receber em troca dos salários ? Talvez a solução seja mesmo devolver esses géneros à EDP ou aos Serviços das Águas !

Também nota alta para Manuela Ferreira Leite.
Deixe-se a "política-espectáculo" para os americanos e para os demagogos como Alberto João Jardim. A política é assunto sério. Não deve ser alimentada apenas nos gabinetes ... mas a mobilização de rua deve ser reservada para quando é indispensável. Evitar ainda recorrer aos media a propósito de tudo e de coisa alguma, como fazia Menezes. A oposição responsável poderá servir para moldar a cultura política dos portugueses.

Classificação muito alta para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Pequim.
Do melhor que tenho visto ! Espectáculo, beleza, rigor, sincronização. Pese embora eventuais motivos de "peso", foi pena ter-se notado a ausência do PR e do PM. Ficaram a perder duas vezes :- por não terem assistido, in loco, à cerimónia e, por outro lado, por terem gramado com os comentários críticos do Sr. Jorge Lopes (RTP) a propósito de alguns pormenores que marcaram a diferença. Por exemplo, o tempo que demorou a acender a pira olímpica. Para os chineses, o conceito tem uma outra dimensão. 5 mil anos de história "alargam" a perspectiva ! E, sinceramente, 5 minutos a mais - numa cerimónia de 3 horas e meia - valeram bem a pena. Pela imaginação e pela beleza.

CONTUDO, há sempre os tais "danos colaterais" a ter em conta. Não falo já ( por saturação) do problema ligado à falta de respeito pelos direitos humanos, na China e no Tibete ocupado.

Mas custa-me a aceitar a "hipocrisia" de ver na Tribuna o Sr. Putin a aplaudir os seus atletas, enquanto os seus soldados invadiam a Geórgia e bombardeavam a Ossétia do Sul. Será que o Primeiro Ministro-Presidente da Rússia teve a lata de cumprimentar o Presidente da Geórgia, na Tribuna de Pequim ? E será que manteve o seu espírito olímpico, aplaudindo os atletas Georgianos ? Provavelmente, estes simples (mas incómodos) pormenores deveriam merecer mais atenção por parte do Sr. Jorge Lopes. E de todos os outros comentadores em Pequim - grande parte dos quais não deve ter perdido a oportunidade de criticar a China ou os EUA. Já agora... teria sido também interessante ouvir tão doutas opiniões sobre o facto de terem sido os militares chineses a hastear a bandeira olímpica !

Ter um microfone na mão, ligado, e utilizá-lo para relatar determinados acontecimentos, implica uma enorme responsabilidade - conceito cada vez mais desconhecido dos repórteres em serviço. Nas rádios, mas sobretudo nas televisões ! A falta de capacidade para comunicar; o desconhecimento de matérias na origem dos acontecimentos; a falta de sensibilidade para lidar com situações delicadas e difíceis; a falta de lucidez para "encerrar" um directo no tempo certo. "Encher chouriços" nunca foi uma boa solução ! Mesmo tendo em conta a responsabilidade de toda a "retaguarda"... Por isso, como no caso do assalto ao BES de Campolide, ouvimos dizer coisas como estas : - o cadáver parece já ter saído das instalações!; dentro das imediações do Banco!; lá dentro um morto, cadáver!; a caminho do hospital, ferido, vai o outro sequestrador abatido pela polícia! Terminamos aqui esta intervenção, mas continuamos esta transmissão...