2009-08-25

ESTRANHOS CRITÉRIOS !

...OU A LIGA (do sr deputado e do sr costa jurista) NO SEU MELHOR !

O jornal A Bola explicou aquilo que não havia necessidade de explicar !

Pede-se menos burocracia ? - a Liga complica !

Pede-se mais transparência ? - Tudo muito mais obscuro !

Por mais critérios que "inventem", a realidade não mudará. É só ver os critérios da UEFA !

O Governo inventou um "simplex" - a Liga ( do sr deputado...)contrapôs um complex digno de qualquer exame de matemática de uma Universidade Privada.

Mas isso não é o mais importante ! O que interessa é ir "nomeando" cada vez mais Xistras para os jogos do Porto e mais Proenças para os jogos do SLB.

Há dias, o sociólogo Paquete de Oliveira escrevia um texto muito oportuno e muito interessante sobre o futebol português intitulado "UMA INDÚSTRIA A MERECER ATENÇÃO" !

Como espectáculo, falta muito ao futebol português para ser empolgante. Entusiasmante. Dá pena olhar a maior parte dos estádios vazios. O futebol, jogo jogado, é um espectáculo. O futebol faz-se, monta-se, para se ver. O futebol avalia-se pelo que se exibe. Pelas vitórias que se acumulam. Pelas multidões que se atraem aos estádios. Pelas audiências que se somam nas televisões. Ao fim e ao cabo, pelo espectáculo que se dá, se oferece. Ora, o futebol português tarda a ganhar esta dimensão de grande espectáculo. Até a selecção foi sinistramente contagiada. E um dia quando o super-Porto e o "ressuscitado" Benfica só jogarem na Europa (dói-me não poder incluir o Sporting), o campeonato português será "uma liga dos últimos", com muita luta intestina e casos sociológicos para contar, mas reduzido a uma dimensão caseira e doméstica.Ninguém quer repensar o campeonato português?

Clama-se pelo espectáculo, mas "castra-se" o espectáculo com árbitros de pouco nível!
E depois, ainda há alguém que se permite comparar os golos marcados nos diversos campeonatos europeus. Até em França ! Ali promovem-se os grandes "artistas" e não há receio de marcar as grandes penalidades e de cumprir a "regra" do fora de jogo:- em linha, é deixar correr a jogada !

Os senhores da Liga deviam reflectir sobre o pensamento de Paquete de Oliveira e tentar responder seriamente à pergunta colocada !

Sem comentários: