2009-08-24

À VOLTA DE MIM...E DO MUNDO !!!

FALTA DE VISÃO, FALTA DE CORAGEM,
FALTA DE CARÁCTER E MUITA INCOMPETÊNCIA!!!
(... ou onde se pode também falar do “futebol” português!).

Não era preciso sermos assim !
Apesar da nossa “pequena” dimensão territorial, outrora fomos grandes e enfrentámos gigantescos desafios! Contribuímos para um mundo novo !
Também hoje temos pela frente grandes desafios. Por isso, devíamos ser avessos à mesquinhez. Competência, Criatividade, Carácter – quase se poderia adaptar uma célebre “regra dos três cês” do Jornalismo : claro, correcto e conciso – é do que precisa hoje o povo português.
Mas a essa dimensão ética e profissional, preferimos a intriga, a insinuação, a superficialidade, a esperteza saloia, a deslealdade, a desonestidade e o egoísmo. O umbigo de cada um é o seu mundo... e a inveja é a primeira “virtude” do catálogo !
Fomos capazes de fazer HISTÓRIA, mas hoje não ultrapassamos a pequenez de um conjunto de “estorinhas” do quotidiano e da chicana política.
Como diz o Professor João Marques de Almeida, “o grande problema de Portugal não é a crise, mas a incapacidade de crescer e de produzir o suficiente para manter a prosperidade”! E este não é apenas um problema de um único “nicho” profissional. Diz respeito a empregadores e a empregados, a gestores, professores, investigadores, profissionais liberais, dirigentes políticos e sindicais, governantes e governados – a todos os cidadãos!
João Marques de Almeida “minimiza” a crise, mas a sua “responsabilidade” como pensador e analista das relações internacionais confere-lhe a “obrigação” de colocar no centro da reflexão todos os dados disponíveis. Assim – e embora Sarsfield Cabral diga que a “recessão global não se transformou em depressão” – como é possível ignorar as causas e os efeitos da gravíssima onda de choque financeira e económica mundial ? Se não fossem os “ensinamentos” da crise dos anos 30 do século passado, seguramente estaríamos agora a penar muito mais profundamente.
Outro ângulo de análise da frase de João Marques de Almeida, retirada do Diário Económico, pode ter a ver com o facto de a crise não ser para nós, portugueses, propriamente uma novidade. É verdade que – desde sempre – vivemos em crise !
Por outro lado, também desde sempre tivemos o “defeito” de “lançar o olho” ao vizinho do lado. Copiando ou criticando! Nunca competindo sadiamente. E também nunca deixando de comparar. A Grécia, a Espanha, a Irlanda – e agora até os novos países do Leste. Espanha e Irlanda eram exemplos. Mas veio a CRISE ! A Irlanda “foi-se”, a Grécia está como está e a Espanha vai ter este ano a maior quebra da história no consumo privado. Mas não só ! Os empresários espanhóis que vieram fazer fortuna na construção e no imobiliário, adquirindo dezenas de milhares de hectares de terra no Alentejo – confrontados com a crise, estão já de partida desfazendo-se das compras.
Entretanto, ao contrário do que preconiza por cá a líder do PSD, MFL – o governo espanhol defende o aumento dos impostos para os ricos, com o objectivo de pagar as políticas sociais.
Qual “nossa senhora” descida das núvens, MFL – apesar de não usar um vestido preto – adopta sempre a táctica do “não me comprometo”! Não sabe o que vai fazer, não diz o que vai fazer e transfere sempre o “ónus da coisa” ( para além do Governo – naturalmente) para a terceira pessoa do plural :- “façam”, “olhem” ! Ao jeito de PP, no CDS : a resposta é vossa!
Sobre o futebol [ muito antes do início do campeonato já tinha alertado para o que se viria a passar na arbitragem] acrescento apenas, por agora, a “vergonha” que tem sido a maior parte da comunicação social. Sobretudo dos jornais, sabendo-se já que a SIC “virou” a estação oficiosa do canal benfica e que a TVI, tal como o Correio da Manhã, é sobretudo “anti Porto”. São as pressões, são os títulos de A Bola (até mesmo de O Jogo) – campeão já temos, vamos agora divertir-nos! Só que o futebol, como tenho dito sempre, não é uma ciência exacta! Por isso, todos vão continuar a errar...
Não posso aceitar é que, por ex para o sr de fato às riscas penduradas nos caracóis, o que ele chama de novas tecnologias (incluindo a televisão) só sirva quando lhe dá jeito. E as decisões dos árbitros são apreciadas de acordo com o que defende!
Tal como A Bola e o Público titularam a propósito do Guimarães/Benfica e do Porto/Nacional, até parece que os encarnados não beneficiaram de uma expulsão e de um penalty. O que disseram ? Ramires salvou o Benfica ao cair do pano ; Penalty e duas expulsões encaminharam o Porto!
Já agora, só para constar (e seguindo o critério de Proença ao expulsar Flávio Meireles), ficaram ainda duas grandes penalidades por assinalar contra o Nacional. Uma na primeira parte, que as TVs vão passando, e outra na segunda metade ( que as TVs não passam), quando Patacas corta um cruzamento na linha de fundo com o braço.
E a tabela classificativa que A Bola apresenta ? Só para rir ! Por que razão o Marítimo e o Benfica, com os mesmos 4 pontos que o Porto mas com menos 2 golos marcados, estão à frente na tabela ? Já agora, seguindo o mesmo critério, deveriam também lá ter colocado o Rio Ave, igualmente com 2 golos marcados e 1 sofrido. Haja vergonha !

Sem comentários: