2009-08-01

IDEIAS E FRASES...

ESTA ESTRANHÍSSIMA TEMPORADA !
DO FUTEBOL À POLÍTICA... ASNEIRAS E PATETICES, A PROPÓSITO DE COISAS SÉRIAS!

Mas antes de aprofundar a silly season, o destaque a quem o merece : - Bobby Robson, treinador de futebol. Não foi apenas mais um! Tinha raça e alegria. Muito “potential” – como costumava dizer sobre os novos jogadores que lhe chegavam.
Aos 76 anos de vida passou a ser um dos imortais. Tal como Corazon Aquino, a mesma idade e a mesma “terrível doença”, que deixou o coração na história das Filipinas e dos regimes democráticos. Mas não tem sido fácil recuperar um país que o ditador Marcos deixou de rastos e que a corrupção e o fundamentalismo islâmico teimam em manter em ebulição!
--- Tenho algum cepticismo relativamente ao “abraço” tripartido na Guiné-Bissau. Nele vi apenas civis ! E embora se não possa atribuir grande confiança a uma simples “espreitadela” dos militares, também a “certeza” dos civis não deixa de ser volátil num país dominado pelo narco-tráfico. Mas...
--- Não deixou ainda de ser “costume” [pese embora uma nova relação por via comunitária] dizer-se que, de Espanha, nem bom vento nem bom casamento!
Não querendo atribuir ao velho ditado um significado muito particular – não posso deixar de notar a informação que nos chega : - a maior parte [um terço] da gripe A portuguesa, é importada de Espanha !
Foi também em Espanha que o F.C. do Porto sofreu a primeira derrota desta pré-temporada.Mas neste caso a maior culpa até será de um grego que anda equivocado de apito na boca Embora sem preocupações de maior – chamo a atenção dos portugueses para o facto de, afinal, até termos alguns bons árbitros. Fora, naturalmente, o Bruno Paixão, um tal Ferreira, os Costas, o Proença e outros que tais. Contudo, mais bruno menos bruno, qualquer deles bem melhor que o grego que saiu na rifa dos portistas. Mais grave ainda – por duas vezes seguidas ! Bom será que o sr. Pereira – o chefe dos apitos – tire dali sérias ilações e previna os seus “alunos”. É que a época ainda só deu os primeiros passos e já se notam muitas diferenças no tratamento diferenciado a favor dos encarnados !
--- Não me surpreende que o novo guarda-redes do clube do bairro da Luz diga que tem duas peles ! Provavelmente, uma será vermelha !
O que me causa estranheza é, curiosamente, o simples facto de o rapaz dizer que sente a grandeza do Benfica desde pequenino. Seguramente, ainda deve ter visto jogar o Coluna e o Eusébio – talvez mesmo o Germano e o Fialho. Muito provavelmente, também, nem saberá quem foi o “bom gigante”!
--- E um outro brasileiro que disse ter sido ele a escolher o Benfica ! Melhor fora que ainda não soubesse tomar decisões ! O Aimar ainda demorou algum tempo a conseguir fazer a mala, mas este foi mais expedito :- só trouxe um saco! E veio de Espanha ! De onde, como se disse, nos chega a maior fatia da gripe A. E não é que o mal se pegou para aquelas bandas !?
Talvez o calor da Isla Canela tenha evitado o mal para o lado das Antas ! Esperemos...
--- Aqui chegados, não posso deixar de referir e de condenar os mais recentes atentados da ETA. Em plena época turística... infernizam a vida dos espanhóis e, naturalmente, dos turistas!
É como alguns sindicatos e “afins” em Portugal... aproveitam sempre as “épocas altas”! Os polícias aos bonés; os professores sem exames; a função pública de pé; os corticeiros sem rolhas!
E até alguns magistrados ! Não se transformem os Tribunais e a Justiça em “corporações”! Será bom que o incumprimento da Constituição não chegue a esse ponto! Nem mesmo depois de uma eventual revisão...e muito menos de uma revisão como a que propõe o sr. Jardim da Madeira!
--- Foi na Madeira que estiveram os Reis de Espanha. Cumprindo a sua boa formação/educação, lá se encontraram com Alberto João. Não sei se terão discutido a [de novo] tão falada “união ibérica”, desejada – a fazer fé nas sondagens ? – por cerca de 40% de portugueses. Se do assunto falaram, talvez se tenha colocado a questão de “quão bom seria” a ligação da Madeira, Porto Santo e Tinhosas às castelhanas Canárias. Sem “problemas de consciência” – Saramago poderia, assim, retornar a “solo pátrio” [ A pianista prefere paragens mais tropicais ], trocando o cinzento deserto de Lanzarote pela húmida e fresca paisagem das Tinhosas.
--- O escritor do Convento passaria, então, a estar na agenda de MFL e dos ricos dos iates sem estar preocupado com os impostos.

Sem comentários: