2013-12-22

AGENDA MANGWANA
É UM LIVRO COM MUITOS DIAS…


 É UM LIVRO COM MUITOS DIAS…
…ou de como uma AGENDA, partindo de uma das línguas moçambicanas, consegue reunir muito do pensamento do espaço lusófono.
         Não é que a ideia seja inédita. Mas não deixa de ser um projeto arrojado em língua portuguesa e de um modo muito simples: solidariedade e espírito cooperativo, nesta iniciativa do CEMD – Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
         MANGWANA – assim se chama esta Agenda para o ano de 2014 – pretende significar exatamente isso. Um amanhã mais solidário, mais fraterno, vivido e participado em cada um dos 365 dias que nos aguardam, num mundo cada vez mais complexo e egoísta, dominado por interesses mesquinhos das grandes potências – elas próprias dominadas pelos potentes e prepotentes mecanismos das multinacionais, geridos pela alta finança internacional.  
         O espírito da coisa conseguiu, assim, reunir poemas, textos e pinturas de muitos autores moçambicanos, outros tantos de Portugal, alguns do Brasil, um de Angola, um da Galiza e mesmo um do Perú. Embrulhado numa capa superiormente executada com base numa pintura de Lívio de Morais, o trabalho final pode ser definido como quase um livro a jorrar poesia por cada uma das suas 217 páginas. Não tem prefácio – e nem precisa – pois os autores se encarregaram de se apresentar aos utilizadores da Agenda, num breve resumo do trajeto de cada um.
         E não deixará de ser interessante que, no início do ano de 2015, o CEMD possa juntar – pelo menos os autores desta edição – para que cada um consiga dizer aos outros o uso que deu ao seu exemplar, mostrando, se quiser, as anotações vertidas no calendário. E dizer igualmente se, desta iniciativa, terão resultado novas amizades, novos contactos, eventualmente novos projetos. Pela minha parte, confesso até que algum fruto já produziu esta Agenda/Livro, pois de Coruche – pela ideia de Ana Teixeira Freitas que nasceu no Pinhão – me chegou um convite simpático para participar em Fevereiro numa das mensais sessões de poesia que coordena, sob o título genérico de UM POEMA NA VILA. Provavelmente não tanto pela poesia que vou revelando, mas sobretudo pela minha ligação a S.Tomé e Príncipe. Que eu fiz questão de, mais uma vez, salientar durante a apresentação de Mangwana, em S.Domingos de Rana. As Ilhas no Meio do Mundo continuam a viajar comigo. Delas também sou “diáspora”, entendida por Lívio de Morais “não como uma emigração para regressar, mais como uma saída para ficar”. 


Um abraço de parabéns e de gratidão ao Delmar Maia Gonçalves, que se assume como “Mestiço de Corpo Inteiro” e que escreve “Os pássaros/acordaram esperanças/a morte morreu/e a vida renasceu”; por extensão e por direito também à sua mulher, Vera Novo Fornelos, que nasceu em Viana do Castelo mas que agora respira Moçambique e que diz “Muito tu, caneta,/escreves…/é infinda/a tua tinta/quando/me circunscreves/na folha/que se pinta”.


         E como foi bom partilhar a voz cantada de Alfredo Magalhães Júnior, moçambicano que – há pouco – inovou a canção Parabéns a Você, vertendo-a para a língua bosquímana: Tsonga e o Tsãngane. Que enriquecedor foi conhecer Lívio de Morais, que me recordou o TEMPO DE CAJÚ “ao ritmo dos passos das mães/de cestas carregadas de cajú à cabeça/…e que trocam palavras/que a língua materna as prendou/riem, cantam e batem palmas/(…)Ah! África exuberante!”
         E ler Zacarias Faztudo, que não teve possibilidade de estudar e que começou a ler por curiosidade. Diz que faz parte da família de analfabetos funcionais e acredita que pode escrever poesia anti-revolucionária porque não acredita nos políticos e pergunta: “Até quando os sofrimento/Dos povo moçambicano?”


         Agenda/Livro MANGWANA – maningue bonita. Os dias e as palavras ganguissam ao som de timbalões e de quissanges, mesmo que a história não comece obrigatoriamente com o jeito de José Craveirinha: Karingana ua karingana.
Antonio Bondoso
Jornalista – CP359.
Dezembro de 2013
=================== 
Mangwana = amanhã 
Maningue = muito 
Ganguissam = namoram 
Timbalão = tambor médio duma bateria musical 
Quissange = género de piano africano
Karingana ua karingana = Era uma vez...


Sem comentários: