2013-12-08

AS TENTAÇÕES DE XAVIER...
…ou de como a arte nos prende à vida!


 TENTAÇÕES…
…ou de como a arte nos prende a esta vida!

         O seu nome é Xavier, conhecemo-lo como pintor e tem um traço firme, num estilo que já domina e no qual as cores e as formas – esteticamente entrelaçadas – exaltam o “feminino”.
         TENTAÇÕES foi o nome que deu à exposição de um vasto conjunto de obras – pintura e escultura em cerâmica – todas datadas de 2013. Trabalhando em acrílico sobre tela, Xavier proporciona aos visitantes a magia de descortinar as formas femininas, nas quais o homem – apenas pontualmente – desempenha um pequeno papel de gentil e sereno companheiro amoroso.
         Chamou-lhe “Tentações” mas eu proponho “Desafios” na arte de reconhecer o belo!
         Obras sem título – o artista prefere endossar a cada um dos apreciadores o prazer de classificar as obras com palavras de um poema que se encaixe no poema que é, de facto, cada um dos quadros e cada uma das esculturas. Estas, trabalhadas como se disse em cerâmica, oferecem igualmente uma visão sublime da mulher, em formas épicas de beleza e de pensamento. 


         Xavier, que terminou a sua formação em pintura, em 1976 na ESBAP, nasceu na Ilha do Príncipe [S.Tomé e Príncipe] em 1947 e vive há muitos anos em V.N. de Gaia. Expõe individual e coletivamente desde 1980, estando representado em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro. Porto e V.N. de Gaia conhecem-no bem, mas Xavier já espalhou a sua arte por Lisboa, Amadora, Évora, V.N. de Cerveira, Barcelona e Valência.
         Este conjunto de trabalhos está exposto na Casa Museu Teixeira Lopes [V.N. de Gaia] até 12 de Janeiro, encerrando apenas às segundas feiras e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.


A esta exposição...dedico este poema ainda inédito: 
Do teu peito (A Publicar)
Sereno
Sai a luz do meu caminho.
Do teu peito
Apaixonado
Brota imensidão de carinho.
Do teu peito
Desnudado
Vem a paixão com que vivo.
Do teu peito
Revoltado
Chega-me a força interior.
Do teu peito
Adormecido
Faço repouso infinito!
======== A.Bondoso. (A Publicar)
António Bondoso
Jornalista – CP359
Dezembro de 2013

Sem comentários: