2013-12-31


 OS MEUS LIVROS DE 2013 (II).

Foto da capa da autoria de Milé A.Veiga (sobre pintura de TeresaBondoso)

Na sequência do texto que apresentei na primeira parte deste trabalho de apresentação e apreciação dos livros que me marcaram em 2013 – Palavras em Tempos de Crise, Do chileno Luís Sepúlveda, e Laços de Amor Não Morrem, do “vizelense” Francisco Correia – escrevo agora sobre UM GRÃO DE CAFÉ, que nos chega de S.Tomé e Príncipe pela pena de Olinda Beja, uma consagrada mulher de letras das Ilhas no Meio do Mundo. Com o carimbo da editora Edições Esgotadas, Um Grão de Café apresenta um velho contador de “estórias” – Caxipembe – que, já muito adiantado no tempo da vida, apenas se recordava de uma história contada há muito, nem mesmo ele tinha já a certeza de quem lha havia contado a primeira vez. Exatamente essa do grão de café. Uma estória não faz a História – não é esse o papel da ficção – tudo começando num tempo, ainda antes do tempo, no qual a existência do café só mesmo em imaginação.
«E depois  Caxipembe ?!... Conta, conta!»

E, assim, toda a narrativa é um verdadeiro hino à mãe Natureza e à bondade dos homens, mostrando um reino de muitas e belas árvores e das mais variadas flores – as mais bonitas da Ilha mais linda do mundo: [«A floresta era de uma rara beleza pois os tons de verde eram variados e os barulhinhos ligeiros que nela se ouviam encantavam qualquer um que os escutasse. Macacos e cobras, lagaias e falcões, tartarugas e papagaios entendiam-se tão bem que quando havia nascimentos, cada um à sua maneira, festejava a chegada do novo habitante.»].
Príncipe, assim se chama a ilha uns graus acima da imaginária linha do Equador, independentemente dos nomes que lhe teriam dado outras civilizações de antanho e que, no reino da ficção, teriam sido dizimadas por pandemias e doenças tão ruins como a malária. Mas disto não reza a estória UM GRÃO DE CAFÉ. Agora para crianças, Olinda Beja prossegue um pouco a sua aventura ambientalista e amante da natureza espelhada na Ilha de Izunari, premiando a personagem infantil PAGUÊ – pela sua determinação e honradez. Com o ritmo da estória bem cadenciado e numa escrita empolgante, a autora avança toda a narrativa até ao climax que é a sucessão do rei e a herança do reino onde todos se entendiam às mil maravilhas.
E, como diz Olinda Beja, « Se forem à Ilha do Príncipe talvez encontrem ainda o velho Caxipembe que, melhor que eu, vos voltará a contar a maravilhosa história do grão de café! »
Afinal, como já não terei tempo para falar de outros livros que me encantaram em 2013 (ficará para uma terceira parte), encerro este capítulo fazendo uma referência às pinturas que ilustram UM GRÃO DE CAFÉ. Da autoria de Maria Teresa Bondoso, elas emprestam à obra um verdadeiro hino poético. A ternura, a humildade e a bondade do menino Paguê estão ali num retrato de excelência – transmitindo, de facto, as virtudes do povo das Ilhas.
Um convite sublime de Olinda Beja e de Teresa Bondoso para uma inevitável visita a S.Tomé e ao Príncipe.
António Bondoso
Jornalista – CP359.
Dezembro de 2013.

Pintura de Teresa Bondoso
António Bondoso
31 de Dez. de 2013

Sem comentários: