2014-02-07

O MEU MAR…DONO DO MUNDO!

Foto de A.Bondoso
O MEU MAR…DONO DO MUNDO! (A Publicar)

O mar é dono do mundo.
Tenebroso respeitado por temor
Tudo nos deu mas reclama
Em fúria todo o resgate.
O mar é dono do mundo
E é um mar generoso
Tanto como impiedoso.

O mar é dono do mundo
Companheiro inseparável
Com ele tenho vivido
Paredes meias histórias.
Um mar que vai um mar que vem
Leva uma vida perdida
E os amores que a vida tem.

O mar é dono do mundo
Deste mundo em abandono
Um mar de Gama e Cabral
Colombo e seu mundo novo
Tantos outros a cantar
De Magalhães o Pacífico
Na sua glória e morte.

O mar é dono do mundo
E eu fui criado nele.
Sofro quando estou ausente
Ou penso na gente que sente
Que o mar é uma dor imensa
Quando a vida se desfaz
Numa agonia sem norte. 

O mar é dono do mundo
E não questiona a pertença.
Ora me devolve a alma
Toda feita em mil pedaços
Ora me leva o perdão
Deste inteiro coração
À custa de muitos traços.

Sempre à tona e bem seguro
Na palma da minha mão
O mar é dono do mundo
Em epopeias cantado 
Aventuras destemidas
De salvar letras perdidas
Como Camões salvou a Luz.

O mar é dono do mundo
Como se fora só ele
Se apenas ele pudesse.
========= A. Bondoso (A Publicar)

Foto de A.Bondoso
António Bondoso
Fevereiro de 2014.

Sem comentários: