2014-02-21

Podendo parecer estranho que a "janela" de hoje ( No Correio Beirão) não fizesse referência à situação dramática vivida na Ucrânia...recordo que tal assunto já mereceu uma referência [quase premonitória] num texto anterior.



UMA JANELA PARA O MUNDO…
Pela memória que me tem chegado, sobretudo pelos livros que tratam da História, penso que o mundo sempre foi assim: tão quezilento e bárbaro quanto solidário e honesto. No fundo…tal como aquela situação do lençol demasiado curto para uma cama tão grande – tapa num lado, destapa no outro!
***** Interessante, quiçá promissora, a notícia de que – pela primeira vez – uma mulher, jornalista, ascende ao cargo de Chefe de Redação num jornal da Arábia Saudita. Trata-se de Somayya Jabarti e foi nomeada chefe de redação do 'Saudi Gazette'.
Igualmente interessante o facto de se ficar a saber que o jovem sociólogo Mirco Cordeiro, que está há 15 anos em Gales, coordenou um programa de integração social de jovens, oriundos de outros países, recorrendo às novas tecnologias. Quando enviou à NASA, em 2012, um e-mail propondo uma colaboração do grupo de jovens com os quais trabalhava num projeto social, perto de Cardiff, no Reino Unido, Mirco Cordeiro não tinha expectativas muito altas.
***** Num outro sentido, ficando o lençol bem mais curto, podemos colocar a situação explosiva que se vive na Venezuela – com golpes cada vez mais baixos, à medida que se acentuam os problemas económicos e sociais – e a triste realidade que é a Coreia do Norte. Um relatório da ONU fala de tortura, escravatura, violência sexual, discriminação social e de género, repressão política, perseguição política, execuções. É tudo frágil, mesmo que certos iluminados nos procurem dizer o contrário.
***** E esse terrível flagelo que é a falta de água potável em África – continente que vai ter em 2050 cerca de 25% da população mundial. Nesta altura, já há 400 milhões de pessoas com dificuldades de acesso a esse bem precioso – tema debatido esta semana na Costa do Marfim, no Congresso da Associação Africana de Água.

A.B.

Sem comentários: