2014-11-17

EM AGOSTO…A LUZ DO TEU ROSTO!

Foto de M.do Amparo Pontes Bondoso

O meu recente livro EM AGOSTO…A LUZ DO TEU ROSTO, dedicado à companheira de uma vida e aos outros meus Amigos – todos – com um forte abraço em frações apertadas, não é um livro de ou sobre sexo, embora fale de amor e de paixão. Carregado de poesia e de alguma prosa “poética”, o texto da narrativa é como que uma incursão pelos meandros do antigo regime e pelo fim do “império”.
         Começa por falar dos astros, da magia da lua e – a reboque dessa temática – aborda a censura e uma particular e criativa forma de a contornar, “inventada” por um antigo camarada de profissão.
         E depois faz referência a viagens – muitas viagens – partindo de Moimenta da Beira e de Moncorvo com destino a África, com realce para o caso concreto de S. Tomé e Príncipe.
         E aparecem, claro, a colonização, os males do colonialismo, a descolonização e os males da indecisão política. Pelo meio, homenageia-se a esperança libertadora do 25 de Abril de 1974, sem a qual não teria sido possível a descolonização, o fim dos conflitos armados e dar voz ativa ao conceito de Lusofonia – não deixando para trás a última pérola do Oriente da História e um olhar atento sobre a “especificidade” de Macau.
         Deixando de lado a lua e as suas influências, a obra destaca a falta de visão de quem dizia defender a “existência” das colónias e, simultaneamente, tudo fazia para evitar o seu desenvolvimento – exceção feita às duas últimas décadas do processo.
         Inexoravelmente chegou a guerra, porque os ventos sopravam a destempo, e o caminho tornou-se insustentável a seu tempo – graças a um modus operandi em triplicado e que, apesar de percecionado a tempo, não terá sido combatido eficazmente tendo em conta as particularidades de cada caso.
         No meio de uma “política colonial”, condenável em grande parte dos seus aspetos, o autor não deixou de registar coisas positivas – como essa da sua geração “a preto e branco” ter crescido junta, sabendo dar e receber. Bastará atentar no reconhecimento e na homenagem de que é alvo a Professora D. Maria de Jesus.
         E o mar das viagens…no horizonte das lembranças de uma vida! É assim EM AGOSTO…NA LUZ DO TEU ROSTO e Outras Musas e Sereias Entre Viagens, de António Bondoso, com execução gráfica de CROMOTEMA, em Vila Nova de Gaia.


Foto do autor.

Já foi apresentado em Coimbra; dia 22 de Novembro será em Lisboa; depois o Porto a 29 e Moimenta da Beira no dia 6 de Dezembro, voltando ao Porto em 20 de Dezembro e já em Janeiro de 2015, no dia 31, estará de novo em Lisboa.
ANTÓNIO BONDOSO
JORNALISTA

Sem comentários: