2014-11-05

JUSTIÇA E PODER À BEIRA-MAR!

Foto de A. Bondoso

JUSTIÇA E PODER À BEIRA-MAR!

Enfrentando um cinzento dia chuvoso, particularmente o lusco-fusco à beira-mar, caminhei um pouco empurrado por um vento já poeticamente frio e fixando no horizonte estranhas formas de nuvens a transpirar eletricidade e a fazer lembrar o lendário Adamastor.
Caminhava e pensava, pensava e olhava, e recebia nesse movimento de sentidos um fluxo de informação com origem a milhas desse mar revoltoso, cujas ondas – ao quebrar – projetavam areia para próximo das dunas protetoras.
Não eram muitas as novas que me chegavam trazidas pela maresia de um inverno a instalar-se, mas mais uma redundante e preocupante reposição de manchetes sobre economia e a propósito de problemas sociais – ainda os reflexos de uma crise que está longe de ser derrotada, precisamente pela submissão da “política” às investidas da alta finança e dos mercados sem rosto, elementos de uma globalização desumanizada que subverte a lógica de um mundo justo e pacífico.
Da significância do nome projeto para além dos oceanos um alargado pensamento – sulcando o Atlântico e o Índico até à entrada do Pacífico – não podendo ignorar a angústia e o desconforto de dois Estados da órbita da língua portuguesa, desavindos pela injustiça da corrupção e pela incompreendida separação de poderes. Machuca os Estados e os povos é que sofrem. Mas os povos podem mudar os representantes investidos dos Estados. É isso que se espera no projeto da Lusofonia.
         E depois…essa anacrónica visão de uma Casa da Cultura em Vila Nova de Gaia manifestando a disposição de ceder uma sala para apresentação do meu livro mais recente, numa edição de autor, a troco do depósito de 10 exemplares. Não bastava um, nem dois – tinham que ser dez. Nem a Biblioteca Nacional exige tanto. Apenas o que é de lei perante o número de exemplares em cada tiragem.
         Bem dizia Almada Negreiros: (…) e mais ainda por esta infâmia de Deus me ter nascido português, (…).
Foto de A. Bondoso
António Bondoso
Jornalista

Sem comentários: