2015-11-04


QUANDO A MEMÓRIA DOS AMIGOS NOS AJUDA A (RE)CONSTRUIR PARTE DA HISTÓRIA


Aprígio António Malveiro chegou a S. Tomé em Abril de 1948. E lembra-se de que, ainda a bordo do navio, fundeado ao largo, “…só via cubatas e casas de madeira no Bairro de S. João”. Uma vez até se perdeu, com a mulher, no meio do canavial dos pântanos da Ponta Mina.  
Aprígio António Malveiro foi Secretário da Câmara Municipal de S. Tomé no período colonial, tendo vivido episódios de registo. Para além daquele que citámos atrás, há outros que estão referidos igualmente no meu livro ESCRAVOS DO PARAÍSO (2005, com MinervaCoimbra) – tal como os que merecem destaque nas páginas em anexo e a propósito da sua relação de amizade com o Dr Mário Soares…que um dia foi exilado para STP por ordem do ditador Oliveira Salazar. Para mal do regime…viviam-se tempos conturbados com a célebre “Guerra do Biafra”.
O Sr Malveiro acaba de nos deixar, após 93 anos de vida, não sem uma crítica às contingências da austeridade nos serviços de saúde, recordando que ele foi hospitalizado, recuperou das causas diagnosticadas…mas viria a falecer de uma pneumonia “imprevista”.
Ao Aprígio e ao Olavo, camaradas de longa data e também eles vítimas da relação de amizade do pai com o ex-PR, deixo mais uma vez o gesto de um forte e sentido abraço. Voltaremos seguramente a encontrar-nos um dia destes.
António Bondoso



António Bondoso
Jornalista
Novembro de 2015.



Sem comentários: