2023-07-20

 

Quando acordamos com a notícia, fogem as palavras. Um adeus sentido Raúl Cardoso. Sabes que sim. Grato por tudo o que me ensinaste, Raúl. 


Sabia da tua existência muito antes da camaradagem profissional na Rádio. Porque o teu pai foi amigo do meu em viagens citadinas de descompressão entre a Farmácia e o Tribunal, e o teu irmão mais novo, o João Luís, foi meu companheiro de escola e de Liceu. O outro, o Carlos, ocupava já lugar destacado no RCSTP.

O Raúl - 2º a contar da direita, em baixo - convívio da Rádio em S. Tomé

         Acompanhaste-me quando cheguei ao Rádio Clube de STP, ainda júnior, e tu já enchias a «Sala de Noticiários» com a tua rapidez «fulminante» a datilografar as notícias gravadas da EN. Não esqueço o teu humor permanente que até servia, por vezes, de chamada de atenção para um pormenor menos correto. O Raúl era também dotado de uma argúcia repentista que desarmava.

Na Rádio, em S. Tomé - outro pormenor dos profissionais do ERSTP da EN

         Continuaste a acompanhar-me e foste responsável pela minha ida para o Associativismo provincial de futebol, tendo sido «Tesoureiro» da Direção entre 1970 e 1971. Para além da Rádio e do futebol, trabalhaste ainda no Serviço de Estatística, lembro-me bem.

         Já depois do «regresso» ao Portugal «europeu», sei que desempenhaste missão de relevo na logística do IARN.

                          Um grupo de Amigos e companheiros da Rádio, em convívio no Porto

         Fazes falta Raúl – diz o Carlos Dias, cada vez mais isolado na organização dos almoços das terças, ali para as «Portas de Santo Antão». Aos filhos, aos irmãos ainda vivos e a todos os familiares, um forte abraço sentido, na dor.

         Segundo o João Luís, o velório terá lugar amanhã, das 16h30 às 22h30, na igreja de Paço de Arcos e a cremação acontecerá no sábado às 13h30, em Barcarena.

         Até sempre Raúl Cardoso.

Outros «Quadros» do ERSTP da EN

20 de Julho de 2023.

António Bondoso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo texto de homenagem ao amigo🙏