2008-10-26

A BATATA NÃO TEM LÓGICA !

E TUDO O TEMPO LEVOU !




DIZIA O MESTRE AQUILINO RIBEIRO que a vida nas "Terras do Demo" (nas serranias da minha Beira) sempre foi dura e pobrinha. Houve um tempo em que o fisco tudo levava - o Estado era Novo - mas houve também a esperança de Abril !

Sol de pouca dura!

Veio a CEE - agora a UE (União Europeia) - e quase tudo voltou ao mesmo. Para uns, muitos infelizmente ... a fava quase sempre para os mesmos.

Muito crescimento (não é o mesmo que desenvolvimento!) - sobretudo muito cimento, muito betão, muito asfalto. Valha a verdade que também se registaram melhorias em áreas vitais como as da saúde e da educação... mas a AGRICULTURA (tal como as Pescas) continuou uma desgraça !

O mal dessa PAC - POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM - que, embora bem intencionada e talvez bem imaginada, foi sempre mal executada. Basta recordar que as suas verbas representam mais de dois terços do Orçamento da União.

PAC I, PAC II, PAC III e o FEOGA ( Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícolas) cada vez mais um poço sem fundo !
Quem beneficia ? Os Grandes países agrícolas França e Espanha ! É o tempo da "NORMALIZAÇÃO" dos produtos... Bonitos por fora, vazios por dentro !

E nós, sempre na sombra da velha e eterna "esperteza saloia", sempre na base do improviso, sempre na base do individualismo, sempre à espera de um milagre... preferimos "ajudar" os compadrios da capital e deixar à sua sorte os verdadeiros agricultores do interior do país. Enquanto a estes não chegavam as migalhas, aos outros - os das grandes metrópoles - tudo era concedido:- jeeps, casas, quintas recuperadas !




E as batatas, os nabos, a fruta ? Não obedecendo aos critérios dos gabinetes de Bruxelas, não estando normalizadas - nada feito! Para deitar fora ou para vender ao desbarato ! O lucro - apenas para os intermediários ! Nem a tentativa das Cooperativas resultou !

Resultado - os lavradores do interior, das terras abandonadas, das Terras do Demo trabalham ( e duramente!) mas acumulam prejuízos !

Em vez de se perceber a lógica da batata, ficamos surpreendidos por ver que a batata não tem lógica !






E no final deste Verão, quando se apanhou a batata antes das vindimas, fiquei convencido de que não vale a pena, aos pequenos agricultores, tamanho esforço.

Foi assim com os meus primos Maria Alice e Manuel Salgueiro... foi assim com os velhos amigos Isaura e Zé Cunha Salgueiro.

É preferível dar o produto da terra do que o vender com prejuízo, abaixo do preço do custo de produção.



A TERRA A QUEM A TRABALHA... MAS COM PREÇO JUSTO E VERDADEIRO !


A BATATA SEM LÓGICA

Ouviam-se as trindades no santuário da vila

Soavam os últimos golpes da enxada

Na terra seca das embelgas.

E dali saia o fruto do trabalho

Ensacado na esperança já perdida

De valer o esforço de uma vida !

----------

Moimenta da Beira

Agosto de 2008



1 comentário:

MoimentaNaNet disse...

Excelente Crónica!!!

abraço,
joaomd
(www.moimentananet.blogspot.com)