2009-04-17

QUARTA-FEIRA DE CINZAS...E O TRÁGICO DIA SEGUINTE!

E NÓS, MEU DEUS - PORQUE PADECEMOS ASSIM ?

É O DESTINO TRAÇADO DE UM PAÍS DE PEDINTES...DE PAROLOS...PROVINCIANOS !
"INVEJOSOS" NÃO TEM PÊ - MAS ENQUADRA-SE BEM NA IDEIA E NO ESPÍRITO DO TEMPO.

Rejubilaram os benfiquistas [é só ver os resultados de um inquérito de opinião do jornal A Bola Online]... sorriram os sportinguistas e resplandeceram os "comentadeiros" de todos os jornais, das rádios e das TVs. Bom...na verdade, nem todos! Estou a referir-me apenas ao que chamo de comentadeiros - pois comentadores há muito poucos!

De passagem...este discurso faz-me lembrar uma frase que eu profiro amiúde - já não me recordo de quem a copiei - e que só serve para lançar a confusão, quando se diz por exemplo:- boa tarde p'ra todos menos p'ra um !

Ora, está bem de ver a diferença que eu quero significar entre comentadeiros e comentadores. Ou analistas, se preferirem!

E numa análise séria e competente à eliminatória da Liga dos Campeões, que opôs o FCPorto ao Manchester United, não se pode dizer que a formação inglesa foi melhor do que a portuguesa. Não o foi em Manchester e não o foi cá. Em jogo jogado, no plano táctico, em oportunidades de golo e nos demais items que preferirem. Superiores só em orçamento ! E podem ter a certeza que o orçamento joga e muito ! E faz a diferença em muitas coisas. Desde logo, no modo como os chamados "grandes" da Europa e do Mundo são tratados pela UEFA e pela FIFA. A Uefa do sr. platini já nos habituou a tudo. Tal qual o CD da Liga do sr deputado e do sr costa jurista ! E da Fifa do exemplar Blatt ninguém tem razões de queixa. Nem o Porto, que ainda hoje espera por uma decisão justa para o caso da saída do paulo assumpção - talvez com pê par dar mais força !

Mas... o que viram os analistas/comentadeiros ?

Não viram um grande espectáculo de futebol. Só tiveram olhos para o Manchester... que ora jogava em 3x5x1x1 ou em 4x3x3, ora tapava os "caminhos ao Porto" (tapava... não defendia!) em 5x4x1 ou em 4x2x4. (?)... Era como se o Porto não fosse tido nem achado e não tivesse a competência para encostar os ingleses às cordas em largos períodos do jogo.
Querido "MESTRE"... que saudades eu tenho do tempo em que respondia aos "perguntadores" quando o questionavam sobre a táctica:- Todos ao monte e fé em Deus!

Por outro lado, sinceramente, ainda hoje me mete alguma confusão que - sendo o futebol jogado por 11 elementos - esta difícil questão das tácticas só inclua 10. Coitado do g.r. não conta para nada!

Pois enquanto os analistas/comentadeiros se entretinham a dar largas à sua capacidade e ao seu saber de treinadores da bola - tentando explicar aos telespectadores (ceguinhos de todo) como o jogo ia correndo, o que verdadeiramente tinha valor era o golo de Ronaldo. E teve, de facto. Valeu a eliminatória. Só é pena é que o CR7 não marque mais vezes destes golos. Pelos vistos, só de 20 em 20 jogos...e já tardam na Selecção Nacional de Queirós.

Mas o jogo terminou e foi apenas mais um (bom) desafio de futebol. A vida continua e há outras coisas bem mais importantes...na vida!

Vai daí, NO DIA SEGUINTE, cai-nos em cima o governo, os deputados, os partidos, os líderes dos partidos, as pressões, a PGR, - todos perfeitamente empenhados (finalmente!) em chutar para canto a questão do sigilo bancário. E o ónus da prova ? Quem vai controlar os "dedinhos" das Finanças?

Se isto corre para o torto... qualquer dia poderemos vir a ter a necessidade de nos preocuparmos - não já com a corrupção... mas sim [também] com a "chantagem" !

Mas... para já, podemos ainda respirar um pouco, pois a confusão é ainda muito grande e ninguém sabe exactamente o que vai sair daqui. O governo diz uma coisa, o PS diz outra, o BE ainda outra... o melhor é esperarmos para ver ! Mais que não seja, a "inconstitucionalidade" da inversão do ónus da prova.






Sem comentários: