2013-11-01


OS TESOURINHOS DEPRIMENTES QUE NOS CHEGAM DE ANGOLA:



ISTO É UMA PÂNDEGA…
…ou de como alguns “pasquins” também nos fazem rir!
         Do novo editorial do Jornal de Angola dedicado a Portugal – agora a propósito da visita da presidente da Assembleia da República portuguesa àquele país africano, não a convite mas apenas no âmbito de uma reunião da CPLP – não retiro qualquer ideia positiva, seja de que parágrafo for.
         A única parte do texto que me chamou a atenção foi este “pedaço” de grande e boa informação: "A presidente da Assembleia da República Portuguesa é uma democrata de sempre, antifascista convicta e por isso mesmo anticolonialista.”
         Tendo nascido em 1956, Assunção Esteves tinha apenas 5 anos quando teve início, em Angola, a chamada guerra colonial; tinha 7 quando as hostilidades começaram na Guiné e mais um quando rebentou a guerrilha em Moçambique.
         Imaginamos todos, os protestos que a criança não terá promovido em Valpaços contra a guerra em África. Ele eram cartazes a dizer nem mais um soldado para as colónias; ele eram frases a desancar na PIDE; ele eram gritos de revolta contra a política de Portugal em África; abaixo o ditador Salazar. E mais: por tudo isso, apenas com 8 anos de idade, Assunção Esteves foi presa em Caxias.
         Há dias…
António Bondoso
Jornalista – CP 359.
antoniobondoso@gmail.com



1 comentário:

Conceição disse...

Muito bom!
Hei-de voltar aqui onde as palavras, as telas, me chamam a cada momento.

Parabéns!
Abraço