2014-10-10

UM RETRATO SOCIOLÓGICO…DO PORTUGAL PROFUNDO!
JOSÉ SIMÕES DIZ-NOS EM 280 PÁGINAS
COMO SE PENSA E SE VIVE NA FREGUESIA DO CAMPO DE MADALENA – VISEU.



UM RETRATO EXPLICADO…DO PORTUGAL PROFUNDO!

         José Simões, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto – chamam-lhe apaixonado e irrequieto – viajou às raízes em busca de respostas, perante comportamentos que parecem desajustados passados que são 40 anos sobre a “revolução dos cravos”.
         António Seixas Nery diz no seu prefácio que os frutos desse acontecimento “ainda não chegaram, não por culpa nossa, mas sim graças aos ventos da História que sopram e tantas vezes não respeitam aqueles que denodadamente lutam por um devir mais próspero e a conquista de uma sociedade mais justa, equilibrada, respirando harmonia e felicidade”.
         Em 280 páginas, José Simões oferece-nos um “Olhar Sociológico” sobre a freguesia do Campo da Madalena, Viseu, centrado na “dialética entre padrões de cultura camponesa conservadora e a abertura a padrões de cultura urbana”.
         E basta ler na contracapa os excertos de algumas entrevistas que marcaram o trabalho de campo, para se perceber o longo caminho que será necessário percorrer – ainda – para ultrapassar a metáfora presente na construção do trabalho de investigação: o “cavaquistão” não apareceu por obra e graça. E diz o próprio autor: “Em nossa opinião, é improvável que se alterem, num curto prazo, essas tendências de comportamentos social, político e cultural. A verificarem-se mudanças, estas serão graduais e muito lentas, e obviamente condicionadas pelas estruturas e meio envolventes”.
         A obra vai ser hoje apresentada na Casa da Beira Alta, no Porto, pelas 16h30.
         Deixo aqui um abraço de parabéns ao José Simões, pela importância e pela seriedade que emprestou ao seu estudo. Não foi trabalho em vão. Vai permanecer um excelente documento de consulta.


António Bondoso
Jornalista. CP 359. 

Sem comentários: