2014-10-21


LUSOFONIA - O DESAFIO MAIS ALICIANTE DO SÉC. XXI NO ÂMBITO DAS R.I. (PARTE II)

A LUSOFONIA SÓ FAZ SENTIDO…SE A SENTIRMOS [NÃO BASTA SITUÁ-LA] ACIMA DAS NACIONALIDADES.
SALIENTANDO O QUE DE BOM TEMOS EM COMUM…COMO AS DIÁSPORAS!



E.Lopes pensou e disse que “LUSOFONIA = É mais do que uma comunidade linguística e de afetos.” E pode ser uma grande rede de interesses e de projetos das diásporas lusófonas... (UNIVERSALIDADE DAS DIÁSPORAS)!

}   Para JORGE BRAGA DE MACEDO: -Lusofonia é =  “os oito países [AGORA SÃO NOVE] tentarem encontrar posições comuns sobre problemas internacionais, particularmente os objetivos de desenvolvimento do milénio”. – Nomeadamente o combate à pobreza e, acrescento eu, a epidemias como a SIDA e o ÉBOLA.
}  E entende que o conhecimento mútuo - deve ser “não apenas uns dos outros, mas uns dos outros para chegar a posições comuns”. O que deve ser o “Espírito da CPLP”.
EMBORA NÃO SE DEVAM CONFUNDIR…
…O CONCEITO DE “LUSOFONIA” E A REALIDADE POLÍTICA “CPLP”…NÃO PODEM SER DISSOCIADOS.
        A LUSOFONIA FOI CRESCENDO AO LONGO DE SÉCULOS………
        …A CPLP TEM APENAS 18 ANOS DE VIDA!
        E – SERÁ BOM FRISAR - …
        …DEPOIS DE UMA
HERANÇA COLONIAL TRAUMÁTICA.
===========   MAS...FELIZMENTE
HOUVE= O ESPÍRITO DE BISSAU (R. Eanes/Ag.Neto,1978) nos tempos da chamada “IMPOSSIBILIDADE HISTÓRICA.
=== E MAIS TARDE………
}  O Cenário favorável do pós Guerra Fria (1989 e 1991) = Mudanças/Abertura democrática nos novos países (EXCEÇÃO DE TIMOR).
}  O papel de TANCREDO NEVES/JOSÉ SARNEY .
}  O papel de JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA/ITAMAR FRANCO.
}  O Papel decisivo de José Aparecido de Oliveira.
MAS tudo isso NUM CENÁRIO DE MUITOS ATRITOS:
}  Equívocos, tendências e “medos” (neocolonialismo e nostalgia do império). Sensibilidades Africanas – GRUPO DOS CINCO.
}  Reservas de Fernando Henrique Cardoso e mau ambiente no Itamarati contra J.A.O.
}  Política Externa do Brasil hesitante s/Timor-Leste (ocupado pela Indonésia).
}  Guerra Civil em Angola. UNITA = “areia na engrenagem” das relações com Portugal.
}  1º Secretário Executivo (angolano Marcolino Moco) e “A construção ameaçada” (***) de Itamar Franco.
}   
========CONTUDO… CABO VERDE!
}  Cabo Verde = atitude positiva e de consolidação  do projeto desde os primeiros anos da CPLP. Ideia do cidadão lusófono.

TEM SIDO, ASSIM, UM PROCESSO
}  Complexo,
}  confuso e
}  conflituoso
                               MAS… ALICIANTE!

 E TEM DESPERTADO INTERESSE:



==== DESTAQUES:
***A VERMELHO…OS 9 MEMBROS ATUAIS.
***A LILÁS :--- O JAPÃO (porque fomos os primeiros estrangeiros a chegar…e há as diásporas de Japoneses no Brasil…e de Brasileiros no Japão); os laços com o SENEGAL datam das descobertas; A NAMÍBIA e, curiosamente, a TURQUIA – que hoje vive um período de grave hesitação e ambiguidade entre o ESTADO ISLÂMICO e o ostracismo do OCIDENTE;  
***A AMARELO:- As Razões Históricas de MALACA; Igualmente da INDONÉSIA (por via de Timor e Flores); Também das FILIPINAS (com a presença do mítico Fernão de Magalhães, que morreu em CEBU ); a AUSTRÁLIA – que eventualmente não quer perder terreno para a Indonésia; o LUXEMBURGO – certamente pela presença da Comunidade Portuguesa; ANDORRA – idem aspas; MARROCOS – também pela História;  a ROMÉNIA – pela circunstância da Latinidade; a UCRÂNIA, a CROÁCIA, a GEÓRGIA  e a ALBÂNIA – talvez pela orfandade que vêm sentindo depois da implosão da Urss e da Jugoslávia; ainda o PERÚ e a VENEZUELA – fronteira com o Brasil e a presença da diáspora portuguesa; e finalmente a ÍNDIA – não só mas também pela história de Goa, Damão e Diu…e certamente para encurtar o avanço da CHINA.
==== Daí… a recente aproximação ao Brasil e também a realização recente dos JOGOS DA LUSOFONIA EM GOA.
Foi lá que esteve nessa ocasião o nosso amigo, confrade da AICEM e ilustre Professor Universitário JORGE BENTO, que  assinalou a sua vivência do momento histórico com algumas intervenções nas redes sociais.
=====E aí fui beber este texto que fala do
 LEGADO DOS JOGOS DA LUSOFONIA

Primeiro: havia políticos radicais em Goa que eram contra a realização dos Jogos da Lusofonia. Mas eles vieram para cá e estão a realizar-se. Esta é a primeira grande vitória da Lusofonia. Neste capítulo, isto significa um grande avanço.
Segundo: o número de jovens voluntários é de 3000. Provavelmente muito poucos faziam antes ideia do que era a Lusofonia. Ora esta experiência muda, por certo, o seu quadro mental.
Terceiro: Goa nunca tinha realizado, segundo o chefe de governo, um evento desta envergadura, em nenhuma área. Além das magníficas instalações que teve de construir, adquiriu competências de organização.
Por tudo isto Goa fica ainda mais ligada à Lusofonia.

E VOLTANDO À CPLP…
JOSÉ PALMEIRA (Docente na Univ.Minho):
Pela diversidade regional dos seus membros, a CPLP pode constituir uma mais valia num sistema internacional cada vez mais global. (2009)
E NO QUAL ENFRENTAREMOS SEMPRE DESAFIOS COMO ESTES ENUNCIADOS PELO PROF. ADRIANO MOREIRA:
}  A Múltipla dependência dos Estados-membros da CPLP  é um desafio para elaborar políticas coerentes sem experiência passada, em vista de um futuro sujeito a condicionamentos de terceiros, futuros abertos a uma complexidade que torna frágeis todas as prospetivas (Adriano Moreira no DN).
=== E AINDA a afirmação do “Bloco linguístico” na ONU e em outros Fora internacionais. Aprofundar a Concertação político-diplomática. [Veja-se a eleição de Angola para membro não permanente no CS da ONU…veremos o que vai acontecer na 3ªfeira com Portugal, na eleição para membro do Conselho de D.H.]. E nesse sentido da concertação político-diplomática, cativar e apoiar também a Guiné Equatorial, claro, mas igualmente a Galiza, sabendo que a
}  Língua = vale 17% do PIB em Portugal. Na CPLP os valores poderão ser mais elevados. Literatura, música, cinema, televisão.
A CPLP carece, portanto, de um Estudo alargado aos NOVE, o qual possa/deva igualmente mostrar eventuais avanços e/ou constrangimentos em territórios como a Galiza, Goa, Malaca, Macau e mesmo na RPChina.
RECORDO QUE HÁ DIAS, EM SEIA, no XXII Colóquio da Lusofonia, Ângelo Cristóvão – da Academia Galega da Língua Portuguesa – comunicava que
“O grande repto que temos pela frente é manter a coordenação entre todos os atores galegos, o que reforçaria esta posição já conhecida e elaborada durante as últimas décadas por diversos agentes culturais, universitários e intelectuais galegos no espaço da língua portuguesa.
A estratégia da Galiza no processo de aproximação da Lusofonia beneficia desta tradição consolidada, do facto fazer parte do território originário da língua comum, da sua localização geográfica, da longa tradição de país com vocação marítima e atlântica, das amplas redes tecidas pela emigração nos quatro cantos do mundo, da ausência de conotações históricas negativas no imaginário coletivo dos falantes de português, e de ser um espaço com um alto nível económico e de desenvolvimento humano próximo da média europeia, o que poderá resultar atraente para os países emergentes e em vias de desenvolvimento.
A Galiza conta, portanto, com uma boa posição de partida, com vantagens claras que deverá saber maximizar, mesmo em relação a outros atores próximos, no desejável horizonte de um relacionamento triangular estável entre a Europa, América e África, sem esquecer Timor, Macau e os territórios de língua portuguesa da Ásia.”

Não devemos esquecer igualmente a concretização do
}  Estatuto do cidadão lusófono – no sentido de se caminhar para uma Comunidade de Povos Lusófonos.
E
}  Elevar os níveis de cooperação multilateral. (Por ex: no âmbito dos Oceanos = ver mapa de ZEE ).1

                        (E as Plataformas Continentais…)

O BRASIL É A CHAVE.
TALVEZ A CHAVE-MESTRA …

==== Mas, pelo menos conjunturalmente, tem deixado que a RPChina assuma o comando das ligações económicas – através do FÓRUM DE MACAU.
           E DA CHINA NÃO TEMOS RECEBIDO GRANDES SINAIS…A NÃO SER DINHEIRO investido em projetos não produtivos!
António Bondoso
Jornalista e Mestre em RI. 
Outubro de 2014










Sem comentários: