2007-08-23

"SUAVE" PRESSÃO E SERIEDADE !

Cada palavra, o seu significado, a altura em que é proferida - determinam quase sempre o valor das ideias que se pretende transmitir. Por quem diz e por quem veicula !
Não é coincidência - é a lei do mercado! Mal aplicada, naturalmente !
Para "responder" ao "furo" da RTPn ( Trio De Ataque - que, afinal, são quatro como os Mosqueteiros), entrevistando Fernando Santos no dia seguinte ao do seu despedimento da Luz,
a Sport TV teve o "rasgo" de, de um momento para o outro, transmitir uma entrevista com o treinador do Sporting, Paulo Bento. Nada do outro mundo, não se desse o caso de estarmos na semana do Porto-Sporting ! Se, no caso de F.Santos, havia "motivo/notícia" e oportunidade - que justificação, que motivo para a conversa com Paulo Bento ? A propósito de quê, senão do Porto/Sporting ? A intenção da Sport TV vale o que vale, independentemente de ter sido também convidado, ou não, o treinador do Porto. Quem "percebe" o funcionamento da máquina azul e branca, certamente não estranhará que Jesualdo Ferreira tenha recusado um eventual convite daquela estação televisiva, para falar em vésperas de um jogo importante. Não se coloca em causa a LEGITIMIDADE da Sport TV. Mas... a OPORTUNIDADE não foi a melhor.
Não havia "quase nada" de especial para dizer, pois ambas as equipas estavam desfalcadas de um grande número de jogadores, ao serviço das suas selecções. Tudo se foi repetindo desde o fim de semana. Poderia aplicar aqui a célebre frase "na frente nada de novo" ! Pode perguntar-se, então ( reconhecendo, embora, a subjectividade da questão) - sem OPORTUNIDADE e sem ASSUNTO, por que razão a entrevista ?
OBJECTIVAMENTE, ela serviu - pelo menos - para proporcionar a Paulo Bento umas "alfinetadas" ao clube rival e próximo adversário. Falou-se, por ex, da "suave" pressão portista sobre o árbitro, a propósito dos "protestos" sobre o lance da mão na bola ,de Tonel, no jogo da Supertaça. De facto, a (ex)pressão "suave" de P.B. é correcta. Sobretudo tendo em conta a longa e contínua pressão do Sporting, a época passada, a propósito do lance de um golo, com a mão, de um jogador do Paços de Ferreira em Alvalade. A pressão durou até ao fim da época ! E não apenas com recurso à Comunicação Social. A pressão exerceu-se, também, nos órgãos disciplinares desportivos.
P.B. pode argumentar que não existiu grande penalidade no lance de Tonel, mas não é uma atitude séria. Tal como não é séria a postura dos jornalistas que continuam a falar de "pretensa"
grande penalidade, mesmo depois de analisados todos os "ângulos de visão" a que foi sujeito o lance. A seriedade pode não ser uma característica inata das pessoas, mas pode ser adquirida ao longo da vida. O carácter pode ser moldado, apreendendo determinado conjunto de valores.
A propósito destas situações de OPORTUNIDADE, SERIEDADE, PRESSÃO e MOTIVO, vem à memória uma "espécie" de grande reportagem transmitida recentemente pela RTP, sobre a figura de Pinto da Costa. Os fins justificam os meios ?
A "guerra" de audiências será a melhor baliza para o comportamento dos Media ? Pondo de parte o "clubismo" - espero um grande espectáculo no estádio do Dragão. Pelo menos nas bancadas (ou em parte delas), com a animação e coreografias que se anunciam. Estejam atentos à minha "claque" - o Colectivo Ultras 95 !
No estádio ou pela televisão, divirtam-se com o FUTEBOL !

António Bondoso

Sem comentários: