2009-01-26

HISTERIA COLECTIVA !

DEMASIADAS EMOÇÕES FORTES JUSTIFICAM O FENÓMENO ?

Os últimos dias foram, de facto, marcados por demasiadas e fortes emoções !

Para não variar, o futebol... ( poderia até dizer que já são emoções normais ), mas os negócios associados à política estiveram - e estão! - no topo da nossa histeria colectiva!

Os jornalistas sempre mantiveram acesa a chama do desejo de serem duas coisas mais : - primeiro polícias e...depois, políticos! SOBRETUDO DETERMINAREM A POLÍTICA !
Isto já vem de longe e o "cinema" já lhe dedicou muitas horas. Mais recentemente, essa tarefa tem cabido às séries de televisão.
CHAMAM-LHE "jornalismo de investigação"! Não me choca essa "figura" de estilo, embora eu prefira a designação de REPORTAGEM ou de GRANDE REPORTAGEM !

Não é um tipo de jornalismo mais nobre do que outro qualquer. O que é preciso é que seja Honesto, não Manipule e não se deixe Manipular !
E o perigo...está exactamente na rara probabilidade de conseguir conjugar estas características ou condições. Não por incompetência ou desonestidade, mas pela simples razão de que um jornalista - mesmo o melhor - tem sempre meios limitados, o uso do telefone pode ser distorcido, os documentos a circular por mail e por fax podem ser adulterados, as "pistas" podem ser "convenientemente" indicadas. E quem lhe paga - através de quem o dirige - tem sempre uma ponta de possibilidade, por financiamento ou falta dele, pela disponibilidade de tempo e até mesmo pela hierarquia editorial, de "condicionar" a dita investigação.
Por outro lado, a partir da "manchete de boa fé", gera-se o normal fenómeno do ruído dos outros "investigadores" - os da concorrência! Normalmente as Rádios e as Televisões, menos "capacitadas", sobretudo devido a razões de ordem técnica, para um determinado tipo de "investigação" que relacione política e negócios.

O que é grave, no caso que agora agita as massas, não é a "coincidência" ou qualquer fuga de informação. GRAVE É INSINUAR sem provas, baralhando os dados da investigação , sem sequer a dita "investigação jornalística" estar minimamente terminada - GRAVE é a "arte" de fazer títulos pouco claros, como "PARA PAGAR A UM MEMBRO DO GOVERNO" ! Qual governo ? Uma insinuação que lança o anátema sobre qualquer um ! Embora já tivesse sido feita referência a familiares do 1ºMinistro e ao próprio.

É verdade que também há o reverso da medalha. Há políticos que gostariam de ser jornalistas. Ou, pelo menos, DETERMINAR o tipo de notícias que melhor sirvam os seus interesses.

Para já não falar dos outros investigadores policiais que, muitas vezes, são ultrapassados pelo ruído e ficam de pés e mãos atados. Ou sofrem pressões ! Quando um primeiro ministro fala de coincidências em tempo de eleições...mas também quando os magistrados dizem esperar que não haja pressões da parte do poder político na investigação ! Não é essa a função das polícias de investigação - saber investigar? Se se chama a atenção é porque se desconfia! E a desconfiança é uma forma de pressão! Tal como não deixa de o ser o facto de ouvirmos um juiz dizer que estranhou a "velocidade" com que o processo foi despachado, num governo de gestão! Não estranho que o diga relativamente à velocidade, pois é conhecida a lentidão da nossa justiça! Quanto ao Governo ser de gestão, é bom notar que nem os constitucionalistas ou professores de direito administrativo são unânimes na "definição" de funções de um tal governo!
O que diz a Constituição, no nº4 do artigo 186º, é que -"Em caso de demissão do Governo, o Primeiro Ministro do Governo cessante é exonerado na data da nomeação e posse do novo Primeiro Ministro". E depois, todos os elos da cadeia nos números anteriores do mesmo artigo.
Resolver um problema "local" de um complexo lúdico e comercial, mesmo tendo em conta a alteração de uma pequena área de ZPE, não é um caso de "gestão corrente" ? Será um problema de importância nacional ? Fundamental? Decisivo para a segurança do país?

JÁ TERÁ SIDO FEITA ALGUMA QUEIXA A BRUXELAS, devido ao novo aeroporto em Alcochete ? As aves só voam ao lado do aeroporto? Vão ser colocadas placas a avisar as aves?

Depois, todo o mundo pede que a investigação seja célere ! Na perspectiva dos Políticos, tendo em conta o "desgaste" provocado. Muitas vezes, inultrapassável !
Na perspectiva dos Jornalistas... quanto mais tempo demorar - melhor ! Sempre se vai alimentando a "história" e, naturalmente, sempre se vende mais um ou outro exemplar !

CADA MACACO NO SEU GALHO é uma expressão antiga e de valor! Não queiram roubar a banana do vizinho, nem sequer comer o cacho inteiro!

*********************

AGORA O FUTEBOL !

Os meus fiéis dois ou três leitores... por certo estariam já a pensar :- esqueceu-se do futebol, ou não está interessado em falar do Braga-Porto?

Desenganem-se! CLARO QUE ESTOU ! Foi uma má arbitragem? Foi sim senhor. Também nos primeiros 15 minutos - com o relvado muito inclinado para a baliza do Porto, com a marcação de faltas atrás de faltas a favor do Braga! E muitas delas deveriam ter sido assinaladas ao contrário !

Depois... o 1º golo do Porto foi mal validado? Foi sim senhor. Hulk estava em posição de fora de jogo quando toca a bola para Rodriguez.

O golo de Tomás Costa foi bem invalidado ? NÃO ! Ou a posição de "em linha" só vale para os casos contra o Porto? TALVEZ O CALCANHAR DO EDUARDO... estivesse um pouco à frente da biqueira da bota do Tomás Costa!

Há grande penalidade sobre o Alan ? NÃO ! O crítico Vitor Santos, do canal 1 da RTP, diz que houve duas faltas. Uma fora da área, outra dentro! MAS O QUE DIZ A LEI, não é que deve ser assinalada a primeira falta?
Além do mais, não sei como é que ele conseguiu ver que a eventual 2ªfalta foi dentro da área, se as linhas não aparecem na imagem!
Mais hesitante esteve o Sr. Paraty que nunca erra e poucas vezes tem dúvidas !

Helton faz falta sobre Meyong? QUEM PODERÁ AFIRMÁ-LO sem qulquer sombra de dúvida? QUEM PROVOCOU O CONTACTO na pequena área?
**** Então no caso de Rui Patrício, na Madeira, o guarda-redes do Sporting não toca no avançado do Nacional ? Foi este que deixou o pé? Então e não foi o Meyong que entrou de joelho sobre o Helton?

Guarin toca com o braço na bola, no remate de João Pereira? SÓ POR MÁ FÉ se pode afirmar taxativamente ! NÃO HÁ UMA IMAGEM PERFEITA QUE O POSSA PROVAR! A não ser que apareça por aí, uma de um qualquer vídeo-amador !

E ANDA o sr do tempo extra, na Sic Notícias, a promover uma campanha sobre a imprescindibilidade das novas tecnologias! Não queiram cair no ridículo, quando tiverem que analisar um lance como este !
Mas, neste caso, logo alguns se apressaram a dizer que houve intenção... ou que, provavelmente, a bola terá mesmo tocado no braço de Guarin.

TRISTE IMAGEM A DOS DIRIGENTES DO BRAGA E DO SPORTING a pedir a demissão de Vitor Pereira! O Benfica já se tinha calado... tão só pela realidade!

Pedem árbitros estrangeiros? Quais ? Os espanhóis - que muitas vezes não sabem distinguir um relvado de futebol de uma praça de touros ?
Os italianos - que, segundo José Mourinho, andam sob pressão?
Os franceses ou os alemães - que não sabem distinguir o toucinho do presunto ?
Ou os ingleses - que quase sempre fazem vista grossa quando os g.r. são "tocados" na sua pequena área... ou anulam golos limpos, como há tempos um ao português Pedro Mendes?

TALVEZ OS MELHORES SEJAM OS DA ISLÂNDIA... da Rússia, ou da Roménia, ou da Bulgária! Por que não ?

SURPREENDENTE, para mim, foi a declaração do ANJO GABRIEL... "só se defende a arbitragem, protegendo-a" !!!

Exactamente o que os dirigentes encarnados fizeram ao Sr. Pedro Henriques !
E o sr. Paulo Baptista ? E o sr. Paulo Costa ?
Será por todos começarem pela letra P ? Estou em crer que não - pois há por aí também um sr. Soares Dias, um tal Reforço, um Benquerença, um Duarte Gomes, um Bruno Paixão, um Xistra e um Pedro Proença ! Tinha-me esquecido deste duplo P!

Com tanta preocupação à nossa volta - andamos, por isto, numa HISTERIA COLECTIVA!






Sem comentários: