2009-01-02

QUANDO EU FOR GRANDE !

QUANDO EU FOR GRANDE... QUERO SER ANALISTA! POLÍTICO OU DESPORTIVO - TANTO FAZ !


Desta vez não tive tempo para "alinhar" os meus mais e menos, positivos e negativos do ano de 2008.
Confesso que também já não tenho muita "paciência" para essa tradição dos media. Tantas vezes repetida, torna-se banal e não acrescenta grande interesse aos argumentos esgrimidos.

Contudo, existe em cada um de nós um certo fascínio pela "adivinhação", pela projecção, pelo prognóstico. Como dizia o antropólogo Jorge Dias, o português tem a paixão pelo jogo! Também pelo destino, pelo fatalismo, pelo fado - enfim !

Não é que seja mau termos essa ambição de "sonhar" !
O sonho é que nos conduz... comanda a vida como dizia Gedeão.

Portanto... é legítimo sonhar !
Cavaco Silva sonha com uma maior intervenção na vida política do país - podendo até chegar ao ponto de dissolver a Assembleia da República, o que não seria uma atitude muito sábia, tendo em conta exemplos anteriores e o facto de este ser um ano de eleições. Já não é a primeira vez que o feitiço se vira contra o feiticeiro.
Alimentou com o PS um braço-de-ferro, sem necessidade, podendo ter resolvido o assunto com recurso ao TC. O que esperava - e espera - Cavaco Silva ganhar com o enredo ? A curto prazo nada me parece um objectivo apetecível, tendo em atenção que - qualquer golpe anti PS ou anti governo servirá apenas para complicar ainda mais a vida difícil dos portugueses. Talvez só depois dos resultados eleitorais e esperando que a situação sócio-económica não seja ainda pior do que se prevê.
Mas, daqui por dois ou três meses, sempre pode "dar uma mãozinha ao seu PSD" - apertando e encurralando o governo e as "necessárias" medidas impopulares.

Sócrates e o PS sonham com uma nova maioria absoluta... apesar das dificuldades que se anunciam e das dificuldades que alguns governantes colocaram a si próprios ! Ministra da Educação é o exemplo mais significativo, mas não se podem ficar a rir o sr da Agricultura e Pescas, o dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, o da Justiça, o da Economia - pelos menos estes !
Mas há outras preocupações para os socialistas : - Manuel Alegre é uma delas, mas talvez não seja a mais complicada. Penso que o histórico do PS quis dar senão o último, pelo menos o penúltimo aviso ao seu velho "amor". Certamente não haverá "traição", mas pode haver o abandono da política activa. Cabe agora ao aparelho do partido e ao líder perceber os sinais e não deixar partir a corda.

O PSD, infelizmente, parece não estar em condições de sonhar muito nesta altura. Andou aos "esses"na questão do estatuto dos Açores para não fragilizar ainda mais o Presidente da República e, apesar dos esforços e da acutilância do líder parlamentar, não tem conseguido marcar a agenda política. A própria "agenda" de Manuela Ferreira Leite parece estar fora do tempo e do modo! Só um milagre...ou, então, uma ida ao salão da sua cabeleireira. Talvez ali, enquanto seca o penteado, uma das suas amigas lhe "sopre" uma dica para vender aos jornais e ao eleitorado !

O CDS parece cada vez mais o quadro " Portas e mais dez" ! Os suplentes (ou reforços!) já sairam e - tal como Quinito, quando não foi capaz de manter o FCP vencedor - foi enviado para atravessar o deserto e à espera de perdão.

O PCP - como gosto de ouvir aos comentadores desportivos - está cada vez mais igual a si próprio!
Dos erros do passado não soube tirar qualquer lição. Ou me engano muito (eu sou daqueles que se enganam e geralmente têm dúvidas!) ou o PCP -qual D.Quixote perante os moínhos de vento-
vai continuar "só" e cada vez mais antiquado!
Tal como em Cuba - o seu "inimigo" é o vizinho do lado !

Ao contrário do BE que, para já, vai continuar a capitalizar o descontentamento dos socialistas.
Mas a estratégia não dura sempre... e o Manuel Alegre vai ficando cansado. E não há muitos mais como ele, para alimentar a quimera!

***** Sobre o que se poderá vir a passar no DESPORTO E NA POLÍTICA INTERNACIONAL, vou ainda "lançar os dados"!

***** E no intervalo... TENTEM EVITAR O PARADOXO LFV. Agora diz " esperar que o deixem ganhar a Liga dentro do campo" quando - não há muito tempo - preferia "ganhar" fora do campo. No Portugal de Madaíl, Valentim, Hermínio e do jurista Costa ... e também na Europa de um tal Platini!






Sem comentários: