2009-01-05

QUANDO EU FOR GRANDE - II

POLITICAMENTE INCORRECTO DAR RAZÃO A ISRAEL ?

Prosseguindo a minha "tentativa" de chegar um dia a ser um "brilhante" comentador - agora de política internacional - aqui venho humildemente colocar esta questão.

Não foi o Hamas, não tem sido sempre o Hamas a "quebrar" a trégua ? Por que razão há "medo" em afirmar isto na chamada "opinião publicada" ?

Depois de uma sequência de pequenas notícias a propósito dos lançamentos de rockets, a partir da Faixa de Gaza e em direcção a civis israelitas... eis que os MEDIA, dias passados e com a resposta israelita, "descobriram" de repente que a trégua tinha sido - afinal - quebrada por Israel. Por quem mais havia de ser ?
Confundir isso com a proporção da resposta, não é sério ! Tal como não é sério ignorar essa desproporção !

Há imagens de palestinianos a atirar pedras, a que chamam as armas dos pobres ? E por que razão não há imagens dos "terroristas" do Hamas a disparar os rockets ?

Ainda hoje ouvi, num canal de TV, dizer - por um lado, que o Hamas ganhou legitimamente eleições; mas por outro, que o próprio Hamas é um movimento subversivo ! Infelizmente, não é caso virgem: - Hugo Chavez na Venezuela [onde quer perpetuar o poder]; Putin na Rússia, onde consegue perpetuar o poder; Kadafi na Líbia, onde vai perpetuando o poder; e outros ditadores em África e na América Central, que não querem [nem pretendem] largar o poder !

O próprio Yasser Arafat, que tantos glorificaram, libertador para uns - terrorista para outros - só pela morte largou o poder. E não se livrou de lhe ver atribuído o Prémio Nobel da Paz !

Arafat foi o líder da Fatah - movimento que o Hamas tentou destruír em Gaza. Onde está hoje o líder da Autoridade Palestiniana, que é da Fatah ? Apenas confinado à Cisjordânia ! QUEM representa a Palestina? Não é o Hamas que se recusa a reconhecer o Estado de Israel?

TUDO ISTO É HISTÓRIA RECENTE !

E para TENTAR perceber o "conflito israelo-árabe" é necessário recuar. Recuar muito tempo e muita História !

Do que há memória, é que foi um reino judeu por muitos séculos antes de Cristo.
Só recebeu o nome de Palestina no tempo dos Romanos e após revoltas dos judeus.
Começou a diáspora... e mais tarde aconteceram as invasões árabes.
Apesar de todos os argumentos... ambos reclamam a terra como sua !
E não interessa agora saber quem tem razão nesse aspecto. O curso da História encarregou-se de fazer da região o que ela é hoje !

Por muito má que tenha sido a solução "inglesa" e da ONU, encontrada após a II Guerra Mundial - mal concebida e muito pior executada - ela não é diferente de muitas outras soluções tomadas ao longo da História, no Médio Oriente, em África, na Ásia ou na América. Ainda recentemente na Europa da mais pura civilização - o Kosovo !
O próprio Líbano não foi uma "invenção" dos franceses, que não hesitaram em dividir a Síria ?

Em resumo, basta ler um parágrafo do livro do Prof. Milan Rados " MUNDO E COMUNICAÇÃO" para perceber que o problema não é fácil e não deve ser debatido de ânimo leve.

"Logo que a bandeira israelita foi hasteada [14 de Maio de 1948], ouviram-se os primeiros tiros. Iniciou-se a primeira guerra israelo-árabe. Para além dos palestinos, também os egípcios, os jordanos, os sírios e os libaneses atacaram Israel. Esta primeira batalha durou mais de um ano, até Junho de 1949, quando o exército dos países árabes se retirou, reconhecendo a derrota. Israel ocupou 80 % do território do antigo protectorado da Palestina. Quando os combates acabaram, assinou-se o cessar-fogo, chegaram os capacetes azuis e iniciaram-se as negociações para a paz, que duram até hoje, com numerosas interrupções. A resolução dos territórios ocupados durante esta primeira guerra ainda está na agenda da política internacional". (Junho de 2008).

ENTÃO, QUAL A SOLUÇÃO ? - Naturalmente 2 Estados para 2 Povos ! Não há outra !

Qualquer "mapa" que não contemple esta solução, só servirá para eternizar o conflito ... e dar razão a Samuel Huntington e ao seu Choque de Civilizações! Pelos vistos, o pensador norte-americano morreu sem ver "desmentida" a sua Teoria !

O que será [ é ] muito grave e nos poderá conduzir a um "beco sem saída" e à destruição total.

Em qualquer circunstância, uma dor de cabeça mais para o novo Presidente dos EUA e sua Administração. Barak Obama, depois de uma campanha de esperança idealista, poderá ver-se na pele do "mau da fita", sem ter sido achado para tal.

Como relativamente a Cuba. É que o "mano" Raúl ora diz que está disposto a falar com Obama, como afirma que os EUA serão sempre o traiçoeiro inimigo !

Mas o mundo não vai girar apenas em torno do Médio Oriente e de Cuba. Os EUA [ com a sua casa totalmente desarrumada ] deverão preocupar-se com a China, com a Rússia, com a Índia e com o Paquistão - para além do Iraque e do Afeganistão ! Serão necessárias ideias de curto prazo, para que o rumo da História não seja muito alterado ! Vamos esperar pelos primeiros cem dias da Administração Obama.


*****Depois disto, só falta o Desporto !









2 comentários:

Luís Lopes Rodrigues disse...

Em poucas palavras, para este assunto, ficou levantada a grande questão. "ENTÃO, QUAL A SOLUÇÃO ?"
Ela existe. Acredito nisso. E como com o resto há que ter fé que ela irá aparecer. Talvez quando os "Super-Estados" notarem que ganharam mais com a Paz, que com a Guerra.(se é que isso é possível) Talvez quando o mundo Árabe e o mundo Judeu repararem que a sua religião não é terrena, e se estende por todo o globo, não se concentrando num só local. Ou talvez quando os habitantes deste vasto planeta, renunciarem a sua religião e passarem a acreditar na Divindade das Bananas, louvando todos os Políticos e os membros do CDS-PP. =P

cego disse...

Começo por me perguntar o que a "Divindade das Bananas" ? É uma dúvida que me assombra de noite. Se fosse possível ao Sr. Luís Lopes Rodrigues explicar um pouco melhor o que entende sobre o assunto.
Continuando na leitura ao comentário do Sr. Luís, este afirma " há que ter fé que ela irá aparecer" ( uma solução).
Esta frase não poderia estar mais errada, não é preciso ter fé é necessário acção, diálogo , respeito mútuo entre as partes.
A força que Israel lança sobre Gaza é altamente condenável. Contudo, a acção que o Hamas tem sobre Israel não tem palavras.
Continuando a leitura ao comentário anterior, fico bastante preocupado com a falta de qualidade da análise do Sr. Luís. Esta péssima qualidade é preocupante,pois este conflito é de extrema importância para as Relações Internacionais,sendo o Sr. Luís um estudante nessa área é de se ficar alarmado.
Com a nomeação de George J. Mitchell , enviado de Obama para o Médio Oriente, o diálogo pode ficar mais facilitado.Contudo, os progressos de uma mudança na política americana para a região só poderão ser verdadeiramente analisados daqui a algum tempo.
Em relação ao texto publicado pelo autor, só tenho a dar lhe os meus parabéns pela excelente análise realizada.