2009-02-17

ALL-STAR EM MOIMENTA DA BEIRA !


ESTRELAS DO BASQUETEBOL PORTUGUÊS ANIMAM MOIMENTA DA BEIRA NA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL !

"Uma piscina, um estádio, um pavilhão gimnodesportivo não podem ser vistos como uma intromissão bizarra na paisagem deste 'reino maravilhoso'. São não apenas marcos de realização política de um autarca, são sobretudo balizas eloquentes de que o desenvolvimento regional não se mantém agarrado a formas de vida obsoletas, ultrapassadas no tempo e no entendimento da civilização e da cultura".

Este texto, publicado no jornal 'A Bola' em 1996,
foi escrito pelo Prof. Doutor Jorge Bento - actual director da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que já foi presidente do Conselho Superior do Desporto - a propósito da 'palavra' de Miguel Torga e da realização desportiva em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Facilmente transportável para a 'nossa' região da Beira Alta, que também bebe as suas raízes na região a Sul do Douro, permito-me salientar ainda uma outra frase do belo texto de Jorge Bento :
"Desenvolver as regiões é apostar na elevação da qualidade de vida dos seus habitantes; é fomentar neles necessidades, aspirações, hábitos e comportamentos culturais".

Sabe-se que o Basquetebol não é propriamente uma modalidade com implantação nas regiões do interior do país [como não era o Andebol há uns anos a esta parte - e hoje é reconhecido o valor da 'Escola de Andebol de Moimenta da Beira' ] e, por isso, deve louvar-se a iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Basquetebol e do município moimentense.

“MOIMENTA DA BEIRA CRUZA FOMENTO DESPORTIVO E QUALIDADE DE VIDA PARA ULTRAPASSAR A CRISE” !

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO RECEBE ESPECTÁCULO “ALL-STAR” DE BASQUETEBOL A 24 DE FEVEREIRO.

“É preciso fazer valer a qualidade dos equipamentos e a utilização das infra-estruturas com o objectivo de elevar a autoestima dos jovens, promovendo emprego e criando riqueza”.

Ideia-síntese de José Agostinho Correia, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, para destacar o projecto de uma “Cidade/Vila Desportiva” que já dispõe de um Pavilhão - onde a Federação Portuguesa de Basquetebol vai realizar a sua habitual Jornada “All-Star”, a 24 de Fevereiro.

Projectamos a prazo – diz o autarca – equacionando para a próxima década uma “cidade educativa/desportiva”, englobando ainda piscinas, courts de ténis, eco-pistas e restauração, valências que vão potenciar o alojamento e os transportes. Simultaneamente, estará em funcionamento uma rede de acessibilidades que liga a zona urbana à área educativa e ao parque industrial.

A meta é projectar Moimenta da Beira para o exterior, sendo exemplo disso o evento do próximo dia 24 – uma iniciativa conjunta do Município e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

No Pavilhão Gimnodesportivo, onde já laboram 5 técnicos superiores e vários funcionários, O DIA DAS ESTRELAS terá início às 09.30 com actividades de Minibasquete, seguindo-se concurso de triplos e afundanços. A partir das 15.00 o programa inclui o jogo das “estrelas femininas” Norte/Sul e as finais dos triplos femininos. Às 17.00 segue-se o jogo das “estrelas masculinas” – opondo também selecções Norte/Sul e, finalmente, as finais dos triplos e afundanços masculinos.

UM POUCO DE HISTÓRIA E DE REGRAS DO BASQUETEBOL (BASKETBALL) :

A documentação escrita dá como válida a ideia de que o jogo foi 'inventado' nos EUA pelo professor de educação física de origem canadiana James Naismith. Começou a pensá-lo em 1891, como forma de exercitar os alunos do Springfield College durante um rigoroso inverno que não permitia desportos ao ar livre. As indicações que recebeu foram no sentido de "criar" um jogo não violento mas estimulante e que pudesse ser praticado em recinto fechado.

Após alguns fracassos tentando recriar desportos já conhecidos, Naismith foi iluminado pela ideia dos cestos de pêssegos e de uma bola. Nove elementos de cada lado para colocar a bola no 'cesto' adversário e não deixar que ela entrasse no seu.

Mas as regras e o nome do novo desporto só apareceram em 1892. Basket = cesto, por que não Basketball ? Os cestos sem fundo, naturalmente, pendurados em paredes opostas ! E assim ficou até hoje, tendo aparecido a rede e o aro metálico em 1893.

O 1º jogo com assistência aconteceu em 1892, tendo os alunos do referido colégio vencido os professores por 5-1.

O 1º jogo entre mulheres teve lugar a 22 de Março de 1893, e os homens não foram autorizados a assistir.

As tabelas foram introduzidas em 1895.

Em 1907, o jogo passa a ser disputado apenas por 5 atletas por equipa.

A modalidade é introduzida em Portugal em 1913. Contudo, a selecção portuguesa só viria a qualificar-se para um campeonato da Europa em 2006.

Em 1951 disputou-se o 1º All Star Game.

Em todo o Mundo existem hoje 212 Federações filiadas, estimando-se o número de atletas em 450 milhões !

Inicialmente, o professor James Naismith aprovou 13 regras, as quais têm vindo a sofrer grandes alterações. Mais para dinamizar o espectáculo, embora sem desvirtuar o jogo.

É assim que hoje temos um jogo de 40 minutos, dividido em 4 períodos de 10, cronometrados.

Das regras em vigor, aprovadas em Abril de 2008 em Pequim, pelo FIBA Central Board, interessa sobretudo saber alguns detalhes das nº7 (violações) e nº8 (faltas pessoais).

São exemplos de violações :--- correr ou andar com a bola nas mãos; socar ou pontapear intencionalemente a bola; fazer mais do que dois apoios com a bola nas mãos; depois de ter driblado, agarrar a bola e driblar de novo; fazer sair a bola do campo; devolver a bola na direcção do seu meio campo, depois de ter ultrapassado a linha central.

São exemplos de faltas pessoais: --- obstrução, impedindo a progressão do adversário; carregar, com ou sem bola, empurrando ou impedindo a passagem do adversário; impedir a progressão do adversário tocando-o com as mãos; segurar o adversário.

HÁ AINDA FALTAS TÉCNICAS, ANTI DESPORTIVAS, DUPLAS E DESQUALIFICANTES.

QUANDO UM JOGADOR FAZ 5 FALTAS É DESCLASSIFICADO. MAS PODE SER SUBSTITUÍDO.

*** Cada equipa tem 24 segundos para concluir o ataque, dos quais 8 - no máxcimo - para passar do seu meio campo.

Um cesto na chamada área do "garrafão" ou dentro da linha de 6,25 m vale dois pontos !

Conseguido fora dessa linha de 6,25, o lançamento vale 3 pontos !

APOIE A SUA EQUIPA MAS... P.F. NÃO INSULTE OS ÁRBITROS !!!

Sem comentários: