2009-02-10

UM ESPECTÁCULO DIFERENTE !


É pena que "contribuições" como esta não mereçam maior destaque nos media. Sobretudo naqueles vocacionados especificamente para o espectáculo desportivo !
A SporTV bem tentou, mas confesso que a "realização" da transmissão não conseguiu tirar partido da excelente coreografia ! Com receio de serem acusados de um eventual clubismo ?
Seguramente ficou a perder o espectáculo televisivo!

E OS JORNAIS ?
Houve até um que publicou uma foto a "preto e branco", esquecendo o verdadeiro significado de "coreografia" ! Outros, nem sequer referiram o nome da claque !
Os adeptos portistas não se revêm apenas nos Super Dragões. HÁ OUTROS GRUPOS e, dentre eles, o COLECTIVO ULTRAS 95 !

Por mais do que uma vez já aqui destaquei a "qualidade" - imaginação e criatividade - das suas coreografias, da sua animação.
UM TRABALHO DE DEDICAÇÃO AO SEU CLUBE E UM ESFORÇO ESPECIAL DE PARTICIPAÇÃO NO ESPECTÁCULO!
Que o clube, a liga do sr. deputado e do sr. Costa jurista, a FPF e os media deveriam louvar! E o que será feito de uma tal Associação dos Adeptos do Futebol ? Ainda existe ?

Fosse um qualquer "caso" numa área de serviço da auto-estrada e CORRERIAM RIOS DE TINTA... de acusações!
Como aquelas que - vindas da escrita de um conceituado constitucionalista que é Vital Moreira - logo mereceram o devido destaque : -"o que espanta é como é que os clubes desportivos são tão complacentes com estes bandos de arruaceiros que, a crer no relatório policial, acumulam com funções de organizações criminosas". Vinha isto a propósito do caso que envolveu a claque benfiquista No Name Boys em 2008.

Não me espanta que o sr. professor Vital Moreira, dedicado como é aos livros de direito, tenha essa opinião "generalizada"! É um vício ! É assim um pouco como aqueles governantes que, não saindo dos gabinetes, têm grandes dificuldades em entender o chamado "país real".
O que me espanta é a facilidade com que pessoas responsáveis e respeitáveis conseguem de uma unha fazer um braço! Generalizando, tomando a parte pelo todo !

Advogados, juristas, juízes, professores, homens de letras, médicos, jornalistas, empresários - há de tudo como em qualquer associação ou grupos organizados. E como em tudo, na vida, há bom e mau nas claques.
MAS NÃO É NELAS - particularmente nelas - QUE ESTÃO OS CANCROS DO FUTEBOL!
Puna-se quem deva ser punido por comportamento incorrecto ou ilícito, mas não se tome a parte pelo todo !

SABE BEM, DE VEZ EM QUANDO, SERMOS BRINDADOS COM AMORES, AFECTOS E EMOÇÕES COMO ESTA QUE SE VIVEU NO MAIS RECENTE PORTO-BENFICA, em futebol no estádio do Dragão!
Que mais amores e afectos como este se vivam nos estádios de futebol deste país.
APROVEITEM ESTE MÊS DE FEVEREIRO E O CLIMA DO DIA DOS NAMORADOS !



A FRASE QUE ATRIBUIA SIGNIFICADO À COREOGRAFIA (parte da cidade do Porto vista de Gaia) REZAVA ASSIM :
"DIZ A HISTÓRIA QUE NINGUÉM A CONSEGUIU CONQUISTAR" !

Sem comentários: