2013-05-21

A IGREJA ...E ALGUNS BISPOS DO PORTO. 

"Lisboa é a diocese das pontes e D. Manuel, inteligente e hábil como é, vai saber construí-las bem."
D.Manuel Martins. 


D.Manuel Clemente 
(Foto Jornal Voz da Verdade)

Depois de passada a primeira “vaga” de opiniões e de testemunhos sobre o novo Cardeal Patriarca de Lisboa – D.Manuel Clemente – e já na quietude do ruído silencioso, também eu não resisto a escrever sobre quem liderou a maior Diocese do país durante alguns anos.
Não o faço por palavras minhas – que sei eu para dizer seja o que for sobre a grandeza de caráter e sobre a obra evangelizadora de um grande Bispo – mas antes buscando as ideias e as palavras dele próprio e outras de quem, sendo já Bispo Emérito, granjeou igualmente a admiração do povo de Deus.
D.Manuel Clemente, distinguido com o Prémio Pessoa em 2009 e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, é vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desde 2011 e, desde o mesmo ano, membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
Bispo do Porto desde 2007, o novo Cardeal Patriarca de Lisboa foi o primeiro Bispo a transmitir a mensagem de Natal através do Youtube no ano de 2008 e deixa a Diocese com recados aos políticos – pedindo solidariedade, pedagogia e muita clareza na relação com a sociedade, sob pena de todos ficarem “tão atordoados que desistem de perceber”.
E é com pena que D.Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, o vê partir agora, escrevendo-me sobre a sua inteligência e a sua habilidade para construír pontes:
“Quando foi nomeado, chamei-lhe um Sacramento de Deus, pela sua fé feliz, pela sua simplicidade e proximidade, pela sua cultura e pelo se zêlo missionário. Agora, convencido do mesmo, fico com pena que nos deixe, depois de um esforço insano para conhecer o Porto, o que não poderia ter acontecido ainda. O Porto. Igreja mais importante do País, não é diocese de passagem. Os seus Bispos morrem aqui. Lisboa é a diocese das pontes e D. Manuel, inteligente e hábil como é, vai saber construí-las bem. É um bom retrato da Igreja de Francisco, quero dizer, da Igreja de Jesus Cristo.”
E agora fica a Diocese do Porto à espera de um novo “Pastor”, havendo sinais de que poderá ser um destes nomes:- D.Pio Alves de Sousa, 66 anos de idade e auxiliar do Porto desde 2011; D.António Francisco Santos, Bispo de Aveiro com 65 anos; D.António Couto, Bispo de Lamego e 61 anos de idade; por fim, fala-se de D.João Evangelista Lavrador, 57 anos e o mais novo dos três Bispos-auxiliares do Porto.
Assumindo o risco de reduzir os “rumores especulativos”, penso que um dos dois últimos poderá vir a ser abençoado com a nomeação para uma Diocese geradora de grandes Bispos, o mais carismático e conhecido no século XX – D.António Ferreira Gomes – quer pelas suas homilias no Dia Mundial da Paz, quer por ter sido condenado ao exílio no tempo de Oliveira Salazar.


D.António F. Gomes e a Torre dos Clérigos. 
Foto de "portojofotos.blogspot.com" 

D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES (A Publicar)

O Bispo vê passar o eléctrico
Que ainda circula bem perto dos Clérigos,
Uma Torre e uma Igreja que unem a oração
A um espaço de saber e de razão.

Na sua altura de granito dominando a Reitoria
D. António olha imponente
Também para a Cordoaria e antiga Relação,
O jardim e a memória
De Camilo ali tão presa.

E a verdade ainda grita
Saída da sua voz
Por Liberdade e Justiça
Feitas caminhos de Paz.

Lembra um exílio forçado
Crises de outros matizes
Critica fomes e guerras
E atitudes de juízes,
Governantes e políticos de simples modelo terreno.
===Ant.Bondoso (A Publicar).

António Bondoso
Maio de 2013 


Sem comentários: