2013-10-13

AINDA O JORNAL DE ANGOLA. 
COMO SE DIZ EM MOÇAMBIQUE..."CAHORA BASSA" - FIM DO CAMINHO, ACABA AQUI, não digo mais nada!



MUTRETA…
…ou de como os “brandos costumes” portugueses levam alguns a acreditar que, afinal, a fábula do lobo não é verdadeira: o que ele queria era mesmo salvar os três porquinhos de um final trágico.
        
         Encontrei alguma piada, não deixei mesmo de sorrir, a propósito de mais um “editorial” do JA sobre as relações entre Angola e Portugal. Não tanto pelo texto, mas sobretudo pela “leitura” que alguns jornalistas portugueses fizeram desse texto.
         “Desta vez positivo” – pode ler-se no Público ou “mas desta vez o tom não é depreciativo para com Portugal” como se lê na notícia da Lusa. E no enlevo da prosa elogiosa para com as declarações do Sec.Est. dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que está em Angola, talvez não tenham reparado no cinismo deste parágrafo:« “Esperamos que não vá alguém em Lisboa entender que Luís Ferreira deve ir à Assembleia da República dar explicações pelo que disse – e bem dito –, pois não se concebe que as relações entre dois Estados não respeitem premissas básicas”, lê-se no editorial.».
         Por outro lado, o JA entende o discurso do governante português como um  «recado claro aos que ainda persistem em manchar as relações entre os dois paíse(…)».
         O que eu quero acentuar é que, de facto, as relações entre os dois Estados devem respeitar o que o JA chama de «premissas básicas», quer a expressão queira significar respeito mútuo, boa-fé, solidariedade, cooperação ou interesses, quer pretenda alargar o conceito ao que “os amigos chineses” por exemplo – em tudo o que é negócio ou relações internacionais – designam como “amizade”.
         Felizmente em Portugal ainda existe o que a CRP entende como liberdade de expressão e de informação. E nessa perspetiva – só nessa – percebo o “clamoroso” silêncio de jornalistas, comentadores e, particularmente, dos meus contactos no facebook.
         Não me esqueço de uma das “Cartas” de Juan Luís Cebrián a “Um Jovem Jornalista”, na qual lembra os efeitos do sensacionalismo, da difamação ou até das ligações perigosas [chamem-lhe cumplicidade ou conivência] entre os poderes e os jornalistas ou opinadores. Vejamos algumas frases da “carta”: «Tu mesmo podes ver a difamação convertida em notícia e a excrecência mental dignificada em colunas de opinião nalgumas publicações. (…) A motivação é sempre a mesma e sempre ruim: vaidade, dinheiro, inveja, vingança…paixões baixas de pequenos miseráveis que inundam o mundo dos meios de comunicação.(…) Por um lado, as pessoas sentem-se reféns dos títulos dos jornais, mas ao mesmo tempo numerosos centros de poder não têm dúvidas de se servirem dos mesmos para conseguir os seus fins».
António Bondoso
Jornalista – C.P. 359
Outubro de 2013.


Sem comentários: