2013-10-25

NASCEU  UM  LIVRO…
…e não é apenas mais um livro.



NASCEU  UM  LIVRO…
…e não é apenas mais um livro.
É um cruzar de muitas ideias sobre uma questão tão complexa quanto polémica – a(s) Lusofonia(s) e a CPLP, Desafios na Globalização. Foram quase quatro anos de muito trabalho, muita dedicação, muito esforço e de um enorme prazer na investigação.
E nasceu…apesar de tudo!
Primeiro houve que recriar a “dissertação” e conferir-lhe forma de livro…e depois tentar a sua publicação.
Muitas horas, muitos dias, muitos meses a solicitar apoios diversos. Desde empresas implantadas no espaço dos “oito” – incluindo a banca, até às mais variadas Fundações: África, Oriente, Jorge Álvares, Manuel dos Santos, Minerva, IIMacau. UCCLA e algumas câmaras municipais. E as instituições CPLP e “Camões – Instituto da Cooperação e da Língua”. Da primeira nunca houve resposta e da segunda chegou esta…que dizia assim:  Sem questionar o interesse do projeto de edição proposto por V. Exa., no que respeita ao domínio da edição, o Camões IP tem vindo a privilegiar as iniciativas editoriais apresentadas no âmbito do Programa de Apoio à Edição (consultável em http://www.instituto-camoes.pt/index.php?option=com_moofaq&view=category&id=220&Itemid=966 ). Acresce que os apoios atribuídos neste âmbito se destinam a viabilizar projetos editoriais apresentados por editoras estrangeiras que pretendam editar obras de autores de língua portuguesa traduzidas noutros idiomas e disponham de capacidade de distribuição internacional.
                Face ao exposto e atendendo às fortes restrições orçamentais impostas, transmitimos a V. Ex.ª a impossibilidade de poder corresponder ao solicitado.
            Com os melhores cumprimentos,
        
         E foi assim. Algumas respostas…mas nada de apoios. Ainda aguardo outras eventuais respostas – quem sabe, alguma de forma positiva! – mas, entretanto, o livro saiu. Fiquei, por isso, em dívida para com a Editora Edições Esgotadas, pelo que interessa agora apresentar o livro e vendê-lo. No meio de uma quase novela para encontrar um local apropriado para a primeira sessão (em Lisboa), as exigências da CPLP – depois de uma interminável troca de e-mails – eram incomportáveis para mim. Num derradeiro esforço, consegui a boa vontade da Fundação Oriente.
         Num gesto de simpatia, foi-me reservada a “sala Beijing” do edifício na Av. do Brasil.
         E apesar do dilúvio desse dia 23 de Outubro, apareceram os amigos – alguns de sempre, outros mais recentes – e também os Embaixadores de STP em Lisboa, Luís Viegas, e o Chefe da Missão Permanente de Moçambique junto à CPLP, Faizal Cassam. Igualmente motivo de satisfação foi a presença de Raimundo do Rosário, Diretor da Delegação Económica e Cultural de Macau em Portugal.
         No meio de tantos amigos, apareceu até uma antiga camarada de trabalho na ex-Emissora Nacional, operadora de som que desistiu da carreira – ainda a “revolução de Abril” dava os primeiros passos.

         À falta de apoios juntou-se, assim, o mau tempo que – muito provavelmente – terá afastado outros interessados na temática em debate. E logo numa altura em que se volta a questionar o funcionamento ineficaz da entidade política dos “oito” – a CPLP.


Aos que apareceram, mesmo que não tenham podido adquirir o livro, o meu cordial abraço de gratidão. Foi uma sessão muito bonita, muito sincera e muito “envolvente”, tendo sido a obra apresentada pelo Prof. Doutor José Carlos Venâncio, catedrático na Universidade da Beira Interior. A sessão viveu igualmente a poesia lusófona. António Bondoso disse José Craveirinha…enquanto Maria Teresa Bondoso e a Milé Albuquerque Veiga disseram superiormente o poema inédito de António Bondoso “Em Tempos Chamei-lhe Minha”.


UM ABRAÇO DE GRATIDÃO.

UMA NOTA FINAL para os que estiverem interessados na aquisição da obra. Ou no habitual “circuito comercial”…ou diretamente para o autor, que pode ser contactado pelo e-mail: antoniobondoso@gamil.com .
António Bondoso
Jornalista – C.P. 359.

Sem comentários: