2007-09-08

IDEIAS E FRASES - positivo/negativo

A OBSESSÃO- COMPULSIVA... E O JOGO DAS PALAVRAS !


Positivo:
=======

Embora por um feliz acaso ( quantas descobertas não acontecem assim...), foi encontrado o primeiro gene responsável pela doença obsessiva-compulsiva.
Uma equipa de cientistas, entre os quais dois portugueses, revelou a descoberta num artigo publicado recentemente na revista Nature.
E o que revela o estudo, por agora apenas em ratinhos, é só e ainda o primeiro gene de uma "doença"que leva os pacientes, por ex, a pensarem que têm as mãos sujas e, por isso, as lavam tantas vezes que chegam a ficar em ferida ; ou então, acendem e apagam a luz um determinado número de vezes, quando entram numa sala; noutras alturas pensam que deixaram a porta de casa aberta e voltam atrás "ene" vezes. São rituais repetidos compulsivamente, com o objectivo de aliviar o "tormento". E este pode atingir vários graus e formas diferentes, desde puxar o cabelo à fixação pela organização simétrica dos objectos, passando pela recolecção compulsiva de jornais e rolhas de cortiça. O objectivo dos cientistas é agora verificar se o gene está activo em humanos e se, quando existem mutações, conduz à doença ! Segundo o jornal Público, o tratamento dos doentes faz-se à base de "fluoxetina" - uma substância activa do famoso Prozac, a qual aumenta a presença de "serotonina", que é um dos mensageiros químicos usados pelos neurónios para comunicar entre si. Mas agora, foi utilizado outro "mensageiro" - o glutamato -
a partir do qual se pensa poder desenvolver novos fármacos que actuam sobre esse circuito de
comunicação.
Aqui chegados, e olhando para o "mundo das palavras" em que estou inserido, ficou-me a dúvida sobre se o "actual circuito de comunicação" dos neurónios, de quem participa activamente na elaboração de material informativo, poderá estar afectado por uma doença deste tipo. A dúvida permanece, naturalmente, pois não sou "cientista" nem, sequer, um comum psiquiatra. Outra questão que se "levanta" é, saber ainda, se a dúvida terá níveis diferentes quando a "eventual doença" se manifeste no âmbito da imprensa, da rádio, da televisão ou da internet. Grau diferente, sem dúvida ! Mais elevado na internet e televisão (factores de risco de maior intensidade, sobretudo o da vaidade da imagem), depois nos jornais e revistas ( onde o factor tempo ajuda a consolidar as teorias) e, por fim, na rádio - embora neste meio se possam potenciar os perigos da rapidez do circuito e do uso exclusivo da voz ! Do que não tenho dúvidas é de que, a maior percentagem de responsabilidade, caberá aos proprietários, administradores e directores.


Negativo :
========

Por isso, coloco em negativo uma boa parte dos envolvidos activamente na elaboração do chamado "material informativo" por meio do "espectáculo" !
A que temos assistido nos últimos anos, nos últimos meses, nos últimos dias ? Julgamentos na
"praça pública" continuam, apesar de se reconhecer o seu perigo.
Tal como os "ratinhos" do estudo da equipa de Guoping Feng, que "pensam" que têm as mãos sujas e as lavam tantas vezes que chegam a ficar em ferida, - também esta categoria de manipuladores de palavras e ideias "pensa que são detentores da verdade e, de tantas vezes mentirem ou manipularem os neurónios, chegam a acreditar que é verdade" !

A.B.

Sem comentários: