2007-09-05

IDEIAS E FRASES - positivo/negativo

LIBERDADE ... LIBERDADES !

Positivo :
=======

"A vida pessoal e política de Mário Soares habilita-o a qualquer tarefa que tenha a ver com a liberdade e muito mais com a liberdade religiosa, que é um dos pilares das sociedades democráticas modernas". --- JOSÉ SOCRATES, na posse de Mário Soares como presidente da Comissão de Liberdade Religiosa.

MÁRIO SOARES : --- " Sou neutro em matéria de religião, mas reconheço a importância da religião e das Instituições Religiosas, particularmente no mundo conturbado de hoje, com o exacerbamento dos fanatismos religiosos. SOU AMIGO DE TODAS AS LIBERDADES" !

Seguindo Mário Soares (e certamente todos os que amam as liberdades), é para mim motivo alto de satisfação recordar hoje Aquilino Ribeiro : "... e consideremos que para chegar a bom termo da viagem é preciso ser livres" ! --- Uma frase do Mestre, em Dezembro de 1958, a finalizar a dedicatória do seu livro "QUANDO OS LOBOS UIVAM" ao Dr. Francisco Pulido Valente - um alentejano da fronteira, erecto de cabeça como de consciência...incapaz de seguir por trilhos ínvios !
Como que adivinhando o seu dia a caminhar para o ocaso, Aquilino Ribeiro lembrou que "a jornada foi longa e muitos dos que tinham rompido marcha comigo ficaram no percurso, alma em pena e clamorosa. Alguns, vítimas pela liberdade".

Negativo :
=======

A especulação sobre as "dúvidas" de Madre Teresa de Calcutá.
Não será o somatório das dúvidas e o empenho na busca do "caminho" o melhor cimento da Fé ?
Quem não tem ou nunca teve dúvidas ? O primeiro que atire a pedra ! E parece que o primeiro
foi um daqueles jornalistas "iluminados" de uma renomada publicação, ao aproveitar (bem) a sua
função, mas ao manipular (mal) a priva(ti)cidade de Madre Teresa.
Mesmo com todas as "dúvidas" agora expostas, Madre Teresa deverá ser sempre considerada uma grande mulher. Ficou a OBRA !
Podemos sempre recordar uma célebre frase de um político português, agora nas funções de Presidente da República ( Prof.Dr. Aníbal Cavaco Silva) - "...raramente me engano e nunca tenho dúvidas"! Quanta crítica na altura !...
Lembrando-me de que, quem conta um conto acrescenta/inventa um ponto, as dúvidas foram sendo alargadas a outros possuidores de papel e lápis - modernamente computador.
Não perceberam nada - disse, entretanto, o Cardeal Patriarca de Lisboa sobre Madre Teresa (referindo-se aos jornalistas e aos media) - recordando as palavras de Jesus na cruz : "Meu Deus, porque me abandonaste" ?
Madre Teresa viveu livre e construíu uma obra libertadora e de liberdade, ajudando os mais desfavorecidos a poderem sonhar com a liberdade !

António Bondoso



Sem comentários: