2007-09-25

A SEMANA DA VERGONHA !

PODEM BRANQUEAR TUDO... MAS, DEPOIS, DEVEM "ENFIAR" OS APITOS, SEJA QUAL FOR A COR ! MESMO QUE SEJA EM NOME DA "TRANSPARÊNCIA" !

1 -- Quero esclarecer que nunca fui "adepto" do Sr. Scolari. Não tem carácter, não tem coluna vertebral, apesar de parecer andar muito direito. Não tem "coragem" - uma das bases da coluna e do carácter. Confundir carácter com "autoritarismo" é errado. Um autoritarismo "ditatorial" - muitas vezes até de má criação, má educação, quase copiando os "reflexos" do "Bolivariano" Hugo Chávez. A autoridade é civilizadamente aceite, enquanto o autoritarismo é imposto! Refugiando-se no sofisma de "não falar de quem não convoca", Scolari manchou para toda a vida a carreira de um dos maiores desportistas portugueses de todos os tempos, pelo menos o mais "titulado" a nível mundial. E enquanto não tiver, pelo menos essa, a coragem de explicar a "todos" os portugueses a razão ou as razões para não seleccionar (no tempo em que foi considerado o melhor guarda-redes da Europa) Vitor Baía, a minha opinião não mudará. Talvez não conte muito, é verdade, mas digo-o e faço-o, por princípio, em nome dos meus "princípios". Confesso que, nesta altura do campeonato, não me interessa muito saber se o técnico da FPF tem princípios ou segundos. Provavelmente só terá terceiros! E a outra "coragem" a que me refiro, nada tem a ver com a cena no final do jogo com a selecção da Sérvia. Arruaça não é coragem! Mas no caso do "soco", fui talvez dos primeiros a perceber a sua reacção, enquanto a "turba" ia enchendo o saco dos ouvintes e dos telespectadores com acusações - sentenças definitivas em tempo real. Estava nervoso, terá visto Quaresma a ser rodeado e foi tirar explicações. Braço esquerdo estendido, foi provocado - foi o primeiro a ser tocado. As imagens não mentem. Curioso, é que os "comentadores" e "repórteres" só muito tarde tenham falado disso. E, claro, tentou agredir o jogador sérvio. Condenável, sem dúvida. Não lhe dou, como não lhe deu a UEFA, o benefício da dúvida. Mesmo que o castigo venha a ser reduzido. MAS COMO PODERÃO TER CLEMÊNCIA perante um "suposto"líder" e condutor de homens, quando - com base em leis idênticas às da UEFA - a FIFA aplicou TRÊS JOGOS de suspensão ao jovem jogador Zequinha, apenas por ter retirado da mão do árbitro um cartão vermelho. Não satisfeita com essa punição, a FPF do Sr. Madaíl resolveu aumentar a parada e fazer do jovem Zequinha um "exemplo"! Faz-me lembrar a célebre e cómica figura do aluno "Zequinha" - sempre castigado, independentemente da sua "criatividade" ! Um ano sem ser convocado ! E o "líder" e "excelente" condutor de homens nada disse. Não falou. Não se comprometeu. E agora, perante a "gravidade" dos factos, tem o desplante de dizer que o castigo foi exagerado. Pobre Zequinha !
E o que faz a FPF do Sr. Madaíl ? Apoia Scolari, dá razão a Scolari ! Em nome de quê ? Onde foram parar os "princípios" da FPF do Sr. Madaíl ? Param apenas nos "interesses" do dinheiro que envolve a sua FPF. Com igual desplante, o Sr. Madaíl veio dizer que são "pessoas responsáveis". Se fossem, de facto, pessoas responsáveis, a primeira atitude a tomar era demitirem-se. Exactamente em nome dos "princípios". Mas esses, quando "altos interesses" se levantaram, foram postos de lado ! Nenhuma destas situações foi surpresa para mim. Estamos em Portugal - ninguém leva a mal ! Mas, definitivamente - ORGANIZEM-SE ! Ou então, como no anúncio da SB, PONHAM-SE À FRESCA !

2 -- Para completar o cenário da semana ( UMA POUCA VERGONHA - parafraseando o "Vai tudo abaixo" da Sic Radical), a chamada "cidade-berço". Berço de quê ? - apetece perguntar quando ali se assiste "impunemente" a uma autêntica agressão aos direitos fundamentais dos cidadãos de livre expressão e livre associação ! Refiro-me ao vandalismo que tem sofrido a "sede" da delegação do F.C.do Porto, que deveria ser inaugurada esta semana. Já não vai, decidiu o clube azul e branco, pois não estão reunidas as condições indispensáveis para isso. E decidiu bem, perante o silêncio das autoridades, confrontadas com ameaças de outros cidadãos. Com iguais direitos e deveres, mas não - seguramente - cidadãos livres !
E o que fazem as autoridades ? Nada. O Presidente da autarquia ? O MAI ? As Polícias (só para descarregar nos adeptos?...) ? Até escrever estas linhas, não li qualquer reacção ou comentário.
Não será certamente um problema de cor : uns vestem a preto e branco, outros a azul e branco. Daí não vem mal ao mundo. O problema é mais complexo e é secular. Está na massa do sangue já que não existe massa cinzenta ! FALTA DE CIVISMO, IGNORÂNCIA, FALTA DE CORAGEM, FALTA DE CARÁCTER. Em alguns dos que lá vivem (?) - felizmente não são a maioria - falta coluna vertebral para aguentar com o "peso da espada" do primeiro rei ! E bem que ele foi "decisivamente" ajudado por homens destas Terras da Maia, do Porto, da Feira e de Coimbra !
Ninguém sabe ? Ninguém dá conta ? Ninguém liga ?

FELIZMENTE ( para além do luar) HÁ UM POLÍTICO (?) IRANIANO, a fazer figuras tristes na América! Sempre dá para esquecer o Sr. Bush !
Felizmente, parece que já não vai tudo abaixo...

António Bondoso

1 comentário:

Unknown disse...

ESTA É A VERDADE NUA E CRUA.
Portugal, felizmente, já deixou de ser Lisboa, bem como não ser lampião, perdão, benfiquista já se pode ser bom "chefe" de família.
Jbcardoso@sapo.pt